CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Professores paraenses recebem formação para o Enem e ensino a distância

Ambiente virtual de discussão do Forpem está sendo organizado pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA)

Victor Furtado, com informações da EGPA
fonte

Os professores da rede pública estadual estão sendo capacitados para o ensino a distância, no preparo de mais de 600 mil estudantes paraenses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma das ferramentos do programa Formação de Professores de Ensino Médio para o Enem (Forpem), iniciado em 2019, está sendo proposta pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). É um ambiente virtual de discussão e que será lançado nesta segunda-feira (29).

Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções. Clique aqui!  

A iniciativa será conduzida por professores que atuaram como formadores nas primeiras edições do Forpem. Com o tema “O ensino das áreas de conhecimentos por meio de ambientes virtuais para aprendizagens: desafios e possibilidades”, a primeira turma assistirá a transmissão do debate a partir de 17h, pelo canal no Youtube da Escola de Governança.

"Além da capacitação, essa é uma maneira de valorizar o profissional e colaborar com a motivação no trabalho. Estamos vivendo um momento de reestruturação para todos. A EGPA leva a inovação aos servidores do Pará com o objetivo de melhorar a entrega do serviço público ao cidadão paraense. Isso inclui os professores que precisam se capacitar para ministrar aulas sobre o Enem”, comenta a diretora-geral da EGPA, Evanilza Marinho. 

Participarão do debate o professor Kleber Leite, historiador da Universidade Federal do Pará (UFPA); professor Roberto Araújo, mestre em Letras, da UFPA; professor Carlos Miranda, doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Unidade Católica (PUC); professora de Língua Portuguesa Sueanne Freitas, da UFPA, e o professor Alcemir Maia, licenciado em Química pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). O objetivo é abordar uma variedade de disciplinas no debate, para atender professores das diferentes áreas de conhecimento aplicadas no Enem.

“O Forpem nasceu de uma ideia de superar uma fragilidade que ainda existe nos professores: a necessidade de formação para discutir os elementos teóricos e metodológicos do Enem”, opinou Carlos Miranda, professor de Matemática na rede estadual de ensino e um dos formadores das duas últimas edições da programação,

Para Carlos, o formato virtual do projeto é relevante no cenário atual. “Há uma mudança metodológica forte e estamos nos adaptando. Acredito que este tipo de encaminhamento seja muito positivo para os professores que participarão. O Forpem é um projeto de compartilhamento de experiências, e é exatamente o que faremos nesta segunda-feira”, acrescentou.

Em 2019, mais de 100 professores concluíram a capacitação, atendendo 21 escolas de ensino médio dos bairros Bengui, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí e Nova União, que integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

A Formação de Professores de Ensino Médio para o Enem é um projeto da EGPA, desenvolvido com professores das escolas dos bairros atendidos pelo TerPaz e realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a colaboração da Coordenação do Ensino Médio, Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e Unidades Seduc na Escola (USEs).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ