Primeira Usina da Paz do Marajó é inaugurada em Portel com mais de 70 serviços gratuitos
Unidade inicia os atendimentos à população nesta quinta-feira (10)
O Governo do Pará inaugurou, nesta quarta-feira (9), a Usina da Paz de Portel, no Arquipélago do Marajó. A unidade é a primeira implantada na Região de Integração Marajó e a 34ª Usina da Paz em funcionamento no Estado. Com a entrega, a rede passa a estar presente nas 12 Regiões de Integração do Pará.
Instalado em uma área de aproximadamente 11 mil metros quadrados, o complexo reúne mais de 70 tipos de serviços e atendimentos gratuitos. A estrutura foi planejada para atender diferentes públicos e concentra ações nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, educação, esporte, cultura, qualificação profissional e empreendedorismo.
VEJA MAIS
Entre os serviços que serão oferecidos estão emissão de documentos, atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, acesso a programas sociais, cursos de capacitação profissional e reforço escolar, além de atividades esportivas, culturais e de lazer.
A Usina da Paz de Portel começa a funcionar nesta quinta-feira (10), com inscrições para consultas e atendimentos destinados à população. Novos cursos e atividades também serão disponibilizados ao longo dos próximos dias.
Segundo a Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), o município de Breves também receberá uma Usina da Paz. As obras da unidade estão 85% concluídas, conforme o Governo do Estado.
Estrutura reúne esporte, cultura e capacitação
Com cerca de 62 mil habitantes, Portel passa a contar com um espaço integrado para a oferta de serviços públicos e atividades voltadas à cidadania. A estrutura inclui biblioteca, salas de informática e música, ambiente para atividades de gastronomia, espaços destinados a cursos de capacitação e uma praça multicultural para eventos.
A unidade também possui piscina, complexo poliesportivo, quadra de areia, academia ao ar livre e playground infantil. Os espaços esportivos estão entre os equipamentos que chamam a atenção dos jovens do município.
Usina da Paz amplia atendimento no Marajó
Criadas pelo Governo do Pará e coordenadas pela Seac, as Usinas da Paz fazem parte do programa Territórios pela Paz (TerPaz). Os complexos concentram serviços públicos e ações voltadas à inclusão social, cidadania e prevenção à violência.
Com a inauguração em Portel, são 34 unidades em funcionamento distribuídas pelas 12 Regiões de Integração do Pará. Os complexos estão presentes em municípios como Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Salinópolis, Bragança, Marabá, Altamira, Redenção, Santarém, Parauapebas, Canaã dos Carajás, São Félix do Xingu, entre outros.
Além das unidades já entregues, quatro novos complexos estão em construção. Ananindeua e Parauapebas receberão novas unidades, enquanto Viseu e Breves também estão com obras em andamento.
Desde a inauguração da primeira Usina da Paz, em 2021, a rede já contabiliza mais de 15 milhões de atendimentos em diferentes regiões do Estado, segundo dados do Governo do Pará.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA