Prefeitura vai restringir funcionamento da feira de Abaetetuba após caso de covid-19
Município registrou primeiro caso da doança causada pelo coronavírus na terça-feira

A feira municipal de Abaetetuba será reorganizada, permitindo que os horários sejam apenas de 7h às 11h da manhã. O objetivo é evitar ou reduzir a exposição dos feirantes e frequentadores em geral aos riscos de contágio pelo novo coronavírus. É o que afirmou, nesta quinta-feira (2), o prefeito do município, Alcides Negrão, o Chita.
LEIA MAIS:
- Após o primeiro caso da covid-19, feirantes de Abaetetuba temem avanço da doença
- Farmácias em Abaetetuba são flagradas vendendo 'acetona' como álcool em gel
Além disso, os comerciantes devem adotar rotinas de limpeza em seus produtos, usar máscaras e álcool em gel, que são orientações das autoridades de saúde e sanitárias no ambiente de trabalho. “Também serão adotadas medidas mais restritas de acesso as barracas, como órgãos fazendo vistorias e agentes de saúde, assim como agentes de trânsito, disponibilizando outras vias como rota alternativa para evitar o aglomerado”, afirmou.
Na manhã de terça-feira (31), a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) confirmou o primeiro caso de coronavírus no município de Abaetetuba, no nordeste do Estado, e distante 115 quilômetros de Belém. A mulher, de 39 anos, está em isolamento domiciliar e o quadro de saúde é estável, informou a prefeitura.
No mês passado, o prefeito assinou um decreto com uma série de providências para o enfrentamento da covid-19 na cidade. São medidas e orientações com total embasamento sanitário, tendo como objetivo evitar aglomerações de pessoas e, assim a propagação do vírus que assola o mundo.
As restrições às atividades não essenciais estão mantidas e, portanto, lojas, bares e restaurantes devem permanecer de portas fechadas. As medidas iniciais, que permitiam com consentimento de empresários e autoridades municipais a reabertura, foram revogadas na quarta-feira (1°), após a confirmação do primeiro caso da doença covid-19 na cidade. Portanto e, ainda mais intensificadas, as medidas e ações adotadas pelo chefe do executivo irão prevalecer, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.
“Entendemos a necessidade de reabertura do comércio. Mas todas as decisões serão tomadas com equilíbrio e responsabilidade. Estamos passando por um momento delicado. Mas, com a compreensão de todos, iremos superar essa fase difícil. E que, juntos, possamos tomar as medidas necessárias para que a nossa economia local não saia prejudicada", disse o prefeito. Ele também se colocou à disposição para mais esclarecimentos, deixando as portas abertas para todos os canais de comunicação.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA