CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prefeitura de Viseu garante que van de TFD flagrada em vídeo não faz transporte irregular

Segundo a prefeitura, o vídeo que circulou nas redes sociais produziu um mau entendido ou foi feito por alguém com o intuito de prejudicar a gestão municipal

Redação Integrada
fonte

Um vídeo de 59 segundos de uma van do Programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pertencente à Prefeitura de Viseu, município da região do Salgado paraense, mostra o exato momento em que uma senhora embarca no veículo no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. A pessoa que capturou as imagens está em outro carro logo atrás da van e diz que o veículo já havia pego passageiros em outros pontos de ônibus, várias vezes, funcionando como lotação logo que saiu de Belém. A Prefeitura de Viseu enviou nota à redação integrada nesta tarde de sábado (25), em que nega qualquer irregularidade no serviço e assegura que a van é usada especificamente para transportar os pacientes que precisam realizar atendimento de saúde em outros municípios.

"Nosso serviço de TFD é feito com excelência. Este caso foi um mau entendido de quem gravou. Na realidade a moça que entrou na van TFD, estava justamente aguardando o transporte para voltar para Viseu. Inclusive, a mesma está na lista de pacientes que estava agendado para essa viagem. Ela combinou com o condutor, que aliás é experiente e de extrema confiança da Secretaria de Saúde, onde atua há mais de dez anos, para no retorno fazer o embarque no local marcado. Foi um mau entendido misturado com a intenção de prejudicar nosso motorista e atingir nossa gestão responsável'', diz um trecho da nota.

Aprovado em legislação, o transporte de pacientes para tratamento fora de domicílio é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. Segundo a portaria, de nº 55, de 24 de fevereiro de 1999, o pagamento das despesas relativas ao deslocamento só será permitido quando esgotados todos os meios de tratamento no próprio município, e o transporte será concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública ou conveniada/contratada do SUS. O TFD é pago pelo governo federal via Ministério da Saúde/SUS.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ