MENU

BUSCA

Pet terapia: Cachorros visitam crianças da ala pediátrica de hospital em Santarém

Os animais proporcionaram momentos de alegria e surpresa para os pequenos pacientes

O Liberal

Crianças internadas na ala pediátrica do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) foram surpreendidos com a visita de dois cachorrinhos do projeto Pet Terapia, iniciativa do curso de Medicina Veterinária de uma universidade particular do estado. O encontro dos pequenos pacientes com os animais ocorreu no auditório do HMS, na última sexta-feira (1º) e as imagens foram divulgadas neste sábado (2), pela Prefeitura de Santarém.

VEJA MAIS

A iniciativa, que proporcionou momento de alegria para os pequenos pacientes, também integra o projeto Sextou em Ação do hospital municipal, que busca humanizar o ambiente hospitalar e oferecer conforto aos pacientes.

"Durante o contato com os animais, os pacientes experimentam a liberação de substâncias como dopamina e endorfina, trazendo prazer, bem-estar emocional e estimulando a interação social. Os benefícios da Pet Terapia são cientificamente comprovados", explicou Gisele Seade, docente do curso de Veterinária e integrante do projeto.

Cão assume posto de ‘segurança’ do Hospital Veterinário Municipal de Belém e encanta frequentadores
Bio foi adotado pelos funcionários do Dr.Vahia após ser abandonado. Hoje, ele é tratado de forma especial pela equipe de profissionais e retribuiu gesto de amor com muitos "lambeijos"

​Crianças em tratamento contra o câncer recebem visita de cão terapeuta em Belém
O contato com o cão alivia o estresse, tensões e ansiedade em pacientes que passam por internações de longa permanência

Ela explica que há um processo de seleção dos animais que participam da ação. "Eles não apenas precisam ser dóceis e sociáveis, mas, também, devem estar com a saúde em dia e com a vacinação atualizada, garantindo uma interação segura e benéfica para todos”, enfatizou.

Narjara Dantas, psicóloga coordenadora do Psicossocial do hospital, destacou a importância da ação. "Os benefícios abrangem desde o incentivo à atividade física até o aumento do ânimo dos pacientes. Representa um benefício tanto para os pacientes, quanto para os acompanhantes", afirmou.

O Sextou com Ação do HMS, desenvolvido pelos setores de Fisioterapia, Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) e Comunicação do hospital, propõe trazer atividades variadas para os pacientes todas as sextas-feiras, adaptadas às possibilidades de cada um. 

"O projeto tem a proposta de  transformar o ambiente hospitalar, oferecendo uma atmosfera mais leve, humanizada e descontraída para os nossos pacientes, contribuindo de maneira positiva para o processo de tratamento", explica Greyce Gomes, presidente do Comitê Gestor do HMS.

Pará