MENU

BUSCA

Idosos aguardam ansiosamente pelo início da vacinação em Belém

De acordo com o Plano Paraense de Vacinação, do Governo do Estado, as pessoas idosas serão vacinadas logo no começo das atividades

Eduardo Rocha

Se existe uma parcela da população no País que aguarda ansiosamente para ser vacinada contra a covid-19: são as pessoas idosas, muitas em quarentena desde março de 2020. Na segunda-feira (18), a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que é responsável pela distribuição da vacina aos municípios e que cabe às secretarias municipais de Saúde a logística de aplicação da vacina.

A imunização deve começar por "idosos em instituições de longa permanência fazem parte do grupo prioritário da primeira fase da campanha", explicou a Sespa.

De acordo com o Plano Paraense de Vacinação, do Governo do Estado, as pessoas idosas serão vacinadas logo no começo das atividades. Essa vacinação deverá ser realizada por meio de estratégias específicas a serem planejadas no nível municipal. Serão também vacinadas pessoas de 60 a 79 anos de idade, mediante documento original com foto que comprove a idade. Outro grupo a ser vacinado é de pessoas idosas a partir de 80 anos, também com documento de identidade.

Pronta para a vacina

"Eu fiquei muito feliz com a chegada da vacinação contra a doença no Brasil, porque eu acredito na vacina", comemora Júlia Felipe Mangas, de 97 anos. A moradora de Belém contou sua expectativa com relação a ser vacinada contra o coronavírus. Semelhante a dona Júlia, pessoas idosas em Belém, no interior do Estado e em outras cidades do País não veem a hora de serem imunizadas e poderem ganhar maior proteção e tranquilidade relacionadas à enfermidade, que já provocou a morte de mais de 200 mil cidadãos brasileiros, dos quais mais de 7 mil foram no Pará.

"Eu vou tomar a vacina, sim. Eu confio na ciência. porque as pessoas que estão trabalhando são pessoas de confiança, são pesquisadores, são só gente de ciência, né?", afirma. Dona Júlia não esconde a ansiedade. "O quanto antes", afirma, sem pestanejar.

Ela está afastada da maioria de seus familiares e amigos. "Já estou com a roupa, documentos, tudo preparado, eu tenho tudo direitinho para me apresentar para tomar a vacina", concluiu.

Pará