MENU

BUSCA

Parauapebas vai ganhar o parque natural Maria Bonita

Reserva tem 110,47 hectares com várias espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção

Hilda Barros

Visando preservar a biodiversidade existente em Parauapebas, sudeste do Pará, o município irá ganhar o Parque Natural Municipal Maria Bonita. A unidade ambiental fica localizada no perímetro urbano da cidade entre os bairros Alvorada e Nova Carajás.

VEJA MAIS

O nome do Parque teve como inspiração a ave Maria bonita (Taeniotriccus abdrei), sendo esta uma espécie endêmica da região amazônica, mas visualizada apenas no Mato Grosso e no Pará, sendo Parauapebas o município com maior número de visualizações.

Riquezas naturais e lazer para a população

Diante da riqueza sustentável da região, a intenção da Prefeitura de Parauapebas com a criação do espaço é garantir a preservação da biodiversidade existente. Além de oferecer lazer e recreação para a sociedade proporcionando o contato com a natureza, realização de atividade física e proporcionar o fomento do turismo ecológico, com isso, fomentar a economia do município por meio do ecoturismo.

O parque não será apenas um atrativo a quem reside em Parauapebas, mas também irá proporcionar a geração de emprego e renda, contribuindo assim, com a economia da cidade, por meio de investimentos que a Unidade Ambiental irá gerar.

Próximos passos

O decreto prevê a criação, por ato do Poder Executivo, da Coordenadoria Especial de Áreas Protegidas, vinculada à Semma, que será responsável pela gestão das unidades de conservação municipais e demais áreas protegidas.

Na garantia da preservação da área e suas espécies, proporcionando assim, um ambiente de lazer seguro e preservado.

Sobre o Maria Bonita

O nome dado ao Parque Natural faz referência a uma das espécies de aves encontradas dentro da unidade de conservação ambiental. Maria Bonita é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae, conhecida também como papa-mosca-de-peito-preto. Mede em média 11,5 centímetros de comprimento e pesa entre 8 e 9 gramas. É uma ave pouco conhecida, e trata-se de uma espécie rara. 

Com a criação do Parque, a intenção é garantir a preservação da fauna e flora, contribuindo para a proteção das espécies encontradas na área, evitando seu desaparecimento da natureza.

Pará