MENU

BUSCA

Parauapebas: BioParque Vale Amazônia ganha novos moradores em comemoração aos 38 anos de fundação

No domingo, os visitantes poderão conhecer os novos residentes, um casal de primatas sauim-de-coleira, além de conferir uma programação especial, com exposição e vendas de produtos

Hilda Barros

No próximo domingo (5/3), o BioParque Vale Amazônia celebra 38 anos de fundação. O espaço, que está dentro da Floresta Nacional de Carajás, se consolidou ao longo dos anos como um dos principais centros de pesquisa, conservação e educação da biodiversidade do Brasil. No domingo, os visitantes poderão conhecer os novos residentes, um casal de primatas sauim-de-coleira, além de conferir uma programação especial, com exposição e vendas de produtos de projetos desenvolvidos em comunidades, apoiados pela Vale e a doação de mudas de árvores da flora amazônica.

VEJA MAIS

Depois da experiência virtual, o visitante poderá conhecer os produtos do projeto de apicultura, do Cedere I, que produzem mel e derivados; e das Filhas da Terra, da Apa do Igarapé Gelado, como doces e chips, que estarão em exposição e também disponíveis para compra. A cooperativa Preciosas Biojóias também vai expor seus produtos. O visitante poderá conferir ainda apresentação da roda de capoeira do grupo Dandara Bambula e levar para casa mudas de espécies da flora amazônica como lanterneira, açaí, pau preto e ingá de macaco.

Sem fronteiras

O aniversário do BioParque também será comemorado em cidades como Belém, Ananindeua e Marabá com uma campanha, dentro do projeto Viva a Floresta, que vai celebrar ao longo desse ano, os ativos ambientais (parques e reserva) mantidos pela Vale. Neste mês, um vídeo vai mostrar a vida das espécies da fauna e da flora amazônica que habitam nos espaços do bioparque, os movimentos exuberantes da floresta, além das atividades do espaço e a importância de projetos de conservação.

Experiências imersivas, com a floresta e um tour em 360º, por espaços do BioParque Vale Amazônia como Orquidário, Formigueiro e Viveiros de Imersão, também convidarão o público a conhecer as ações do bioparque, que é um ambiente de conservação vivo, em movimento e protegido.

Instalado no coração da Floresta Nacional de Carajás, o bioparque ocupa 30 hectares de área, sendo cerca de 70% de floresta nativa, dividido entre 29 recintos, sendo que mais de 80% deles abertos, em formato de ilha, e um plantel com mais de 360 espécimes.

O espaço, que recebe cerca de 100 mil visitantes por ano, conta também com um centro de visitantes, sala de exposições, orquidário, entre outros, e um viveiro de imersão com mais de 65 pássaros de 22 espécies, vivendo soltos e fazendo sobrevoo entre os visitantes. Outras estruturas como hospital veterinário, setor de reprodução de aves, biotério e sala de nutrição são dedicadas aos cuidados dos espécimes do BioPaque Vale Amazônia.

Serviço

Programação de aniversário do BioParque Vale Amazônia é domingo, dia 5/3, das 10h às 16h.

Semanalmente, o espaço é aberto de segunda a domingo, das 10hàs 16h.

É necessária a liberação de acesso na portaria do ICMBio, em Parauapebas, para acessar a Floresta Nacional de Carajás e o BioParque.

Pará