Paraense trans está entre cinco artistas selecionados pelo Google para campanha nacional

Dono do perfil @trans.artes, Rafael Carmo é artista visual e desenvolveu ilustração para campanha #OrgulhodeSer

Tainá Cavalcante

O artista visual Rafael Carmo, homem trans paraense, foi um dos artistas convidados pelo Google Brasil para desenvolver ilustrações para a campanha #OrgulhodeSer, que selecionou cinco profissionais de todo o Brasil para o projeto.

A campanha foi ao ar na última semana, em virtude do Dia Internacional do Orgulho LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Intersex), celebrado em 26 de junho. 

No período, obras dos cinco ilustradores, todos LGBTI, foram publicadas no Twitter do Google Brasil, que atualmente conta com 493 mil seguidores. 

image Rafael e a namorada, também ativista LGBTI+, Isabella Santorinne (João Ramos)

As obras dos cinco ilustradores, todos LGBTI, representam, por meio da arte, momentos que marcam a história do movimento no Brasil.

image Rafael é exemplo de conquistas históricas do movimento. No Pará, ele foi um dos que conseguiu usar o nome social nas eleições 2018 (Ary Souza)

As artes estão disponíveis para download no perfil do Google na rede social. Confira os trabalhos.

O ARTISTA RAFAEL CARMO

Rafael é dono do perfil @trans.artes no Instagram e @TransArtes no Twitter e foi pelas redes sociais que o trabalho dele foi notado pelo Google. Segundo o artista, que já atua profissionalmente no ramo há dois anos, ao entrarem em contato com o trabalho dele por meio do Instagram, a equipe decidiu chamá-lo para o projeto. 

"Eles entraram em contato comigo pelo Instagram e me informaram que gostariam de fazer um convite para mim, que era participar da campanha. Eles disseram que tinham gostado do meu trabalho por conta da temática que eu uso e por eu ser um homem trans, tanto pela representatividade, como pela visibilidade que gostariam de dar para artistas LGBTI" explica. 


A partir do convite, Rafael desenvolveu duas artes: uma que retrata a importância do direito de alteração do nome civil nos documentos de identidade:

 

 

E outra que retrata a união da comunidade LGBTI, negros e prostitutas em defesa dos seus direitos, fazendo referência a um ato realizado em 1980:

 

 

"Foi muito gratificante para mim, como artista, ver meu trabalho sendo reconhecido de uma forma tão grande, com um alcance tão alto, como o do Google" declara Rafael, que afirma nunca ter esperado tamanha visibilidade. "A gente nunca pensa que nosso trabalho vai chegar tão longe, não é?". 

Outros trabalhos de Rafael podem ser acessados pelo seu Instagram

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ