MENU

BUSCA

Pará: macaco encontrado morto em Belterra causa pânico

A Sespa já foi acionada e deve chegar nesta sexta-feira (29) para investigar o caso; autoridades pedem que população não entre em pânico

Ândria Almeida

Um macaco foi encontrado morto, sem causa aparente, na área urbana do município de Belterra, região metropolitana de Santarém, no oeste do Pará. O fato chamou atenção da população e da prefeitura pelas notícias da varíola que têm assustado pessoas pelo mundo e que já tem caso confirmado no Amazonas. O caso já está sendo investigado pela vigilância epidemiológica da cidade. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) já informou que enviará uma equipe nesta sexta-feira (29) para investigar o caso.

As primeiras informações foram repassadas pelo prefeito de Belterra, Josicleio Macêdo, e pelo chefe de Divisão de Vigilância em Saúde, Romero Ferreira. Foi solicitada uma investigação sobre a morte de um macaco ocorrida na última quarta-feira (27), no bairro São José, que fica na área urbana do município. “A equipe epidemiológica se deslocou até o local e, em seguida, uma equipe de saúde já atuou com oferta de serviço para o bloqueio vacinal na área onde o animal foi encontrado”, afirmou o chefe da divisão.

VEJA MAIS 

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em um estado do Norte
Caso foi confirmado na última segunda-feira

China registra 1ª morte de humano devido a vírus raro de macaco
A vítima é um homem que trabalhava em um instituto chinês de pesquisa especializado em reprodução de primatas

Policiais usam armas com tranquilizantes para conter 'gangue' de macacos que ataca moradores
A gangue de macacos já mordeu cerca de 42 pessoas, invadiu uma creche e quebrou janelas para atacar moradores

VÍDEO: 'Facção' de macacos causa terror ao matar mais de 250 cachorros por vingança
O extermínio dos cachorros supostamente surgiu após um deles matar um filhote de macaco

A prefeitura afirma ainda que a princípio a equipe encontrou um animal e que orientou os moradores a informarem imediatamente caso haja outros macacos mortos. Inicialmente, não há como afirmar que vírus ou doença vitimou o animal, logo, não há razão para pânico.

 

Pará