MENU

BUSCA

Pará está em fase de licitação para a implantação da nova Carteira de Identidade Nacional

Estado espera concluir o processo até o final do ano; documento adotará o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como “registro geral, único e válido para todo o país”

Camila Azevedo

O Pará está na fase do processo de licitação para a implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adotará o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como “registro geral, único e válido para todo o país”, e espera que até o final deste ano já possa divulgar o resultado da empresa ganhadora. O prazo final estabelecido no decreto federal nº 10.977/2022 para adotar o documento unificado é até o dia 6 de março de 2023, mas a Polícia Civil (PC) do estado tem a expectativa de atender a demanda antes mesmo do término do período. Com a nova cédula, vai ser possível facilitar o trabalho de identificação, evitar fraudes e melhorar o sistema de cadastramento da população.

O estado do Rio Grande do Sul foi o primeiro a começar a emitir a nova Carteira. Os próximos são Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Eles já possuem um padrão similar do que é necessário para emitir os documentos, diferente de outras unidades federativas. O Pará ainda não entrou no circuito pela falta de um sistema com amplitude que permita a impressão deste modelo de identidade proposto nos padrões unificados, que é mais moderno e rápido.

VEJA MAIS

População sente dificuldades atualmente

O fluxo de atendimento para emissão da identidade ainda causa confusão em algumas pessoas. O barbeiro de 20 anos, Carlos Aquino, precisou tirar a 3ª via do documento, após perder as cédulas durante alguns passeios. Ele não sabia que precisava agendar dia e horário para a coleta das impressões digitais. “Vim tirar a identidade, estou precisando para fazer meu CNPJ. O atendimento foi rápido, mas eu não sabia que tinha que agendar, o pessoal de perto de casa que me falou. Tirei as cópias dos documentos que eu tinha e vim”, conta o jovem.

Como solicitar a carteira de identidade

Basta acessar o site da PC (https://agendamento.policiacivil.pa.gov.br/). A pessoa que está requerendo o serviço será direcionada para uma página e fará o preenchimento de todas as informações. 

Se for primeira via, logo será gerado um protocolo de agendamento;
No caso de segunda via em diante, um boleto bancário vai ser gerado, devendo o cidadão procurar uma instituição bancária para realizar o pagamento do valor de R$35,33.

Após a confirmação do pagamento, é preciso voltar no site da PC, inserir o CPF e agendar o dia e horário para ser atendido em um dos 20 postos, na capital e no interior. 

Pará