MENU

BUSCA

Pará: casos confirmados de dengue aumentam cerca de 60% em 2022; vídeo

Os dados correspondem de janeiro até o dia 10 de agosto deste ano, sendo comparados ao mesmo período de 2021

Fabyo Cruz

De janeiro a 10 de agosto de 2022, foram confirmados 3.650 casos de dengue no Pará, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) à reportagem de O LIBERAL.  No mesmo período de 2021, haviam sido confirmados 2.293 casos. Ao serem comparados, os índices correspondem a um aumento de cerca de 60%. Tanto em 2022, quanto o ano de 2021 registraram uma morte. Parauapebas, Conceição do Araguaia e Santarém, são os municípios com maior número de casos de atualmente, ,segundo a Sespa, que não detalhou o número de casos por município.

As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As mais comuns em ambientes urbanos são: dengue, zika e chikungunya. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos por Aedes aegypti. Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, entre 2 de janeiro e 18 de junho de 2022, foram registrados 1.172.882 casos de dengue no Brasil, o dobro de notificações registradas ao longo de todo o ano passado: 534.743.

VEJA MAIS

" alt=" " height="511" layout="responsive" width="768" >

Nos casos de chikungunya, a capital paraense registrou cinco casos confirmados em 2022, além de 132 notificações, 97 descartados, e 30 estão em análise. Comparando o mesmo período do ano anterior houve uma redução nos casos confirmados, algo que corresponde a 79,16%. Se tratando de Zika vírus, até o momento não há nenhum caso confirmado, segundo a pasta.

A Sesma informou por meio de nota que segue com as visitas das equipes de combate e controle à dengue nas residências de Belém com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e com as orientações para a população no combate à proliferação do mosquito. “As unidades básicas de saúde seguem disponíveis para o diagnóstico e tratamento, tanto da dengue quanto das demais arboviroses”, diz o comunicado.

Pará