Pará cai, novamente, no ranking de distanciamento social temporário
Estado, segundo a Segup, ocupa a 13ª posição no país. Nesta quarta (15), mais de metade da população estava nas ruas
O Pará é o 13º estado em consciência e cooperação às medidas de distanciamento social temporário. Mas estar praticamente na metade do ranking nacional, entre todos os estados e Distrito Federal, não é tão positivo. Diariamente, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) monitora o índice de pessoas nas ruas. Até a noite desta quarta-feira (15), 53,62% da população continuava indo às ruas como se nada estivesse acontecendo.
Os dados mostram cada vez menos colaboração, ao passo que o número de casos confirmados de covid-19 — a grave doença respiratória causada pelo coronavírus sars-cov-2 — aumentou, significativamente, nos últimos três dias. Só nesta quarta-feira (15), foram 103 casos positivos de uma só vez. O Estado já esteve em sétima posição no ranking até terça-feira, um dos maiores índices.
"Isso significa que as pessoas não estão respeitando as recomendações dos órgãos de saúde pública", comunicou a Segup, em nota. O recomendável é que o índice de isolamento seja, no mínimo, de 70%.