MENU

BUSCA

OUÇA: Entenda por que a Fisioterapia virou um apoio decisivo a pacientes no pós-covid

Fisioterapeuta neurofuncional e professora Maryana Kabuki detalha os cuidados com os sintomas remanescentes da doença

Celso Feire, da Rádio Liberal

O fisioterapeuta vem tendo um papel fundamental na recuperação de paciente que teve a Covid 19. Alguns sofrem com seqüelas que precisam ser tratadas pelo profissional. Mesmo recuperado da infecção, é preciso ficar atento principalmente na reabilitação cardiorespiratória.

Segundo a fisioterapeuta neurofuncional e professora universitária, Maryana Kabuki, a atuação do profissional de fisioterapia contribui para evitar as complicações em indivíduos internados e também para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença. Ouça entrevista na íntegra:

 


 

"A fisioterapia vai atuar na prescrição de exercícios para a melhor do quando e dos sintomas desse paciente, atuando também na área motora, neurológica. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor. Assim é possível evitar seqüelas futuras no paciente”, afirma a fisioterapeuta neurofuncional Maryana Kabuki

"A fisioterapia vai atuar na prescrição de exercícios para a melhor do quando e dos sintomas desse paciente, atuando também na área motora, neurológica”, ressaltou a fisioterapeuta.

No atendimento pós-hospitalar, o paciente necessita realizar exercícios e procedimentos terapêuticos para fortalecer a musculatura respiratória e periférica, tanto de quem acabou de sair da UTI quanto de quem está se recuperando em casa.

“Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor. Assim é possível evitar seqüelas futuras no paciente”, afirmou a fisioterapeuta neurofuncional Maryana Kabuki.

Pará