Onze casais homoafetivos vão se casar em cerimônia coletiva na UFPA

A cerimônia de casamento civil será realizada pela ONG Olivia, nesta sexta-feira (05), com o tema "Sim ao amor"

João Thiago Dias

Onze casais homoafetivos vão se casar em cerimônia coletiva, na próxima sexta-feira (05), às 17h, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o tema "Sim ao amor". Essa será a 5ª Cerimônia Coletiva de Casamento Civil Homoafetiva do Pará, realizada pela Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará (Olivia).

São dois casais de homens gays, oito casais de mulheres lésbicas e um casal com uma mulher trans e um homem cisgênero, todos residentes da Região Metropolitana de Belém. De acordo com o presidente da Olivia, Gleysson Oliveira, será a primeira vez que casamentos LGBTI serão realizados dentro de uma universidade pública.

"Significa uma vitória, porque quando a gente vê que uma universidade pública abre as portas para receber um evento dessa magnitude, percebemos que ainda existe uma luz no fim do túnel. Que as pessoas não vivem apenas de intolerância. Também podem viver com empatia. E esses casamentos estão sendo tratados com muito respeito dentro da UFPA", comentou Gleysson.

Em nota, a ONG avaliou que a cerimônia representa um grande avanço na conquista de direitos para a população LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e interssexuais). "O casamento representa não só a união dessas pessoas, mas a garantia de respeito à cidadania independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero", destacou a nota.

Entre os parceiros da Cerimônia estão a UFPA, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) do Governo do Estado do Pará, o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) da Defensoria Pública do Estado do Pará e a Gerência de Livre Orientação Sexual do Pará (Glos).

União homoafetiva no Brasil

Em 2011, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceram a união estável para casais do mesmo sexo. Já em 14 de maio de 2013, uma Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) efetivou a habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas do mesmo sexo.

ONG Olivia

A Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará (Olivia) é uma ONG que tem como objetivo principal conscientizar a sociedade e a população LGBTI sobre seus direitos humanos e, principalmente, sobre sua liberdade de orientação sexual e de identidade de gênero.

A Olivia foi criada em outubro de 2014 por Gleyson Oliveira, Marcos Mattos e Jairo Santos. A ONG atua no combate a LGBTIfobia (preconceito contra LGBTI), na discussão sobre cidadania, diversidade, educação sexual, entre outros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ