Ocupantes decidem em audiência deixar a Fazenda Novo Mundo
Trabalhadores concordaram em desocupar a área no prazo de 15 dias
Nesta terça-feira, 29, os ocupantes da Fazenda Novo Mundo, localizada no município de Itupiranga, sudeste do Pará, se comprometeram a desocupar a área no prazo máximo de 15 dias. A decisão veio após conciliação alcançada em audiência de justificação prévia na Vara Agrária de Marabá, que responde pelo expediente agrário da região, sob a presidência do juiz Amarildo José Mazutti. A fazenda foi ocupada na primeira quinzena de janeiro deste ano.
As partes acordaram também que o autor da ação de reintegração de posse, Augusto Urias da Cruz, fornecerá o transporte em caminhões e ônibus para o deslocamento dos ocupantes até Itupiranga ou Marabá, conforme a escolha dos trabalhadores rurais.
Representados pela União Nacional Camponesa (UNC), por João Batista Alves de Souza e pelo advogado Webert Barros Rezende Carvalho, os agricultores aceitaram a extinção do processo e se comprometeram a não voltar a ocupar a área. Após o prazo firmado, um oficial de justiça da Vara Agrária irá até o local para verificar o cumprimento da decisão.
Participaram também da audiência a promotora de Justiça Jane Cleide Silva Souza; o defensor público agrário Francelino Eleutério da Silva; o procurador do Instituto de Terras do Pará, Flávio Ricardo Albuquerque Azevedo; e o ouvidor agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Wellington Bezerra da Silva.