Nova Maracanã, no interior do Pará, recebe atendimentos no barco-hospital Papa Francisco

A comunidade do distrito de Faro recebeu a embarcação na manhã desta quarta-feira (20) com suporte hospitalar para casos de covid-19

João Thiago Dias / com informações da Agência Pará
fonte

O barco-hospital Papa Francisco, financiado pelo Governo do Pará, atracou na manhã desta quarta-feira (20), às 9h, para iniciar os atendimentos no distrito de Nova Maracanã, no município de Faro, oeste paraense. A embarcação foi enviada para dar suporte no atendimento de pacientes com sintomas leves e moderados da covid-19, uma vez que há apenas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para tratamento da doença na cidade.

As UBS ficam em Faro, na sede do município, e no distrito de Nova Maracanã. Todos os pacientes passam por um triagem em uma escola próxima a estas unidades, segundo informou a Prefeitura de Faro. "Se houver necessidade, elas são internadas", explicou.

A prefeitura do município também pontuou que foram registrados oito óbitos no quadro geral desde o início da pandemia. Da mesma família foram três, sendo que em datas de óbitos diferentes, todos por complicações do novo coronavírus. "Ressaltando que a mídia informou errado, não existe sete mortes da mesma família", destacou a assessoria da prefeitura.

Barco-hospital

No primeiro dia de ações do barco-hospital, nesta quarta-feira, quatro pacientes foram internados, sendo estabilizados, para transferência aérea, conforme informado por volta das 15h30, pela Secretaria de Comunicação do Estado do Pará. A embarcação vai ficar por tempo indeterminado no município.

O barco conta com serviços de triagem de enfermagem, verificação de sinais vitais e oxigenação, atendimento médico, medicamentos, exames de laboratório de hemograma e raio x, testes rápidos e conta com quatro leitos clínicos para estabilizar pacientes.

O suporte foi um alívio para a autônoma Susan Pereira, que está com a avó de 70 anos recebendo atendimento. “Era tudo o que a gente precisava, esse atendimento veio na hora certa para ajudar a salvar a vida”, relatou.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Sipriano Ferraz, e o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto acompanharam os primeiros atendimentos.

“Nosso objetivo aqui na região é disponibilizar o atendimento inicial à todos os pacientes de covid nessa região e, quando necessário, já estabilizá-los para fazer as transferências aéreas para os nossos hospitais ou fornecer a medicação indicada pelo médico,” afirmou o Sipriano.

Ainda pela manhã, o 9° Centro Regional de Saúde da Sespa enviou insumos e EPIs para abastecer o Centro de Atendimento Municipal à covid que está atendendo a população de Faro.

Segundo nota da Sespa, "a partir desta quinta-feira (21), quatro aeronaves do Governo do Estado realizam a transferência imediata de pacientes com covid-19 do município de Faro para unidades de saúde específicas no tratamento da doença no Pará. A estratégia da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) com a Gestão Municipal vai permitir, em um único dia, que cerca de 15 pacientes já recebam cuidados nos hospitais de Santarém, Itaituba e Juruti", informou.  

Oxigênio

Na tarde da terça (19), o Governador Helder Barbalho reuniu com os prefeitos de cidades que fazem divisa com o estado do Amazonas para tratar sobre o abastecimento de oxigênio da rede de hospitais. De forma preventiva, foram enviados 159 cilindros de oxigênio para as cidades de Oriximiná (79), Terra Santa (30), Faro (20) e Juruti (30).

Atualmente, o Pará possui capacidade de produção de oxigênio superior a 58 mil m3 diários, o que atende a totalidade das demandas dos 144 municípios, incluindo a capacidade de prestar apoio aos estados do Amapá e Maranhão.

Além disso, o Governo do Pará também ampliou a quantidade de leitos para a região do Baixo Amazonas e Tapajós. Ao todo serão 90 UTIs e 34 leitos clínicos, divididos entre os Hospitais Regionaus do Tapajós, em Itaituba; do Baixo Amazonas, em Santarém; e Hospital 9 de Abril na Providência de Deus, em Juruti.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ