Museu Francisco Coelho sedia a exposição 'Estive na Amazônia e Lembrei de Você'
A exibição apresenta ao visitante criações diversas, entre obras de arte e objetos de fora do circuito artístico, provenientes de mais de vinte artistas de Marabá e região
O Museu Municipal Francisco Coelho sedia a exposição “Estive na Amazônia e Lembrei de Você”. A curadoria da exposição é assinada pelos dezesseis estudantes da turma 2018 do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unifesspa, resultado de ação interdisciplinar coordenada pelos professores Armando Queiroz e Gil Vieira Costa. A abertura ocorreu em junho e a visitação vai até 14 de agosto.
A exibição apresenta ao visitante criações diversas, entre obras de arte e objetos de fora do circuito artístico, provenientes de mais de vinte artistas de Marabá e região. O conjunto reunido faz questionar sobre o que sabemos da Amazônia, suas histórias e vivências, refletindo sobre as relações entre nossa sociedade e o meio ambiente em que ela se insere.
A visitação é gratuita, nos horários de funcionamento do Museu Municipal Francisco Coelho, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos finais de semana das 9h às 13h.
Polo de Canaã dos Carajás aproxima Universidade e Ensino Básico
O Circuito de Educação Pública de Canaã dos Carajás - Conexão, Ciência e Sociedade acontece no Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação tecnológica (Pepeti), convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás. O projeto une os 11 cursos ofertados na cidade e turmas das escolas do ensino básico por meio de desafios científicos. A terceira edição aconteceu em junho, com o tema “No banzeiro da ciência: reciclagem em movimento”.
Em cada edição do evento é proposto um desafio aos participantes. Dessa vez, cada equipe apresentou um barco a vapor totalmente construído com material reciclado. Durante a apresentação, cada equipe apresentou seu barquinho que foi avaliado pelo júri, que considerou aspectos estéticos e eficiência no movimento (velocidade, peso, resistência, etc).
Até o final do ano, as equipes somarão pontos e vencerá aquela com mais pontos acumulados entre as edições dos desafios. Mas, mais do que vencer, cada desafio, aproxima das crianças e adolescentes uma vastidão de oportunidades que só a universidade pública pode proporcionar. Quem sabe dali não sai um grande nome da ciência nacional?!
Construção ecológica
Já pensou usar material ecológico na construção civil? Buscando alternativas sustentáveis é que a Faculdade de Agronomia, em parceria com o curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) tem estudado e desenvolvido projetos de bioconstruções. A novidade do momento é o tijolo ecológico que tem sido alvo de estudos pelos discentes e orientado pelos professores, no polo da Unifesspa de Canaã dos Carajás. “A importância da sustentabilidade na construção civil é uma necessidade mundial. Atualmente, são estudados e desenvolvidos materiais que possibilitam que as construções se tornem mais amigáveis ambientalmente”, explica a pesquisadora.
De acordo com a pesquisadora Nuria Gallardo, a técnica de fabricação do bloco ecológico, além de reduzir a utilização de cimento e materiais naturais, dispensa a fase de queima. Portanto, garante a diminuição de emissão de gases poluentes e o uso e exploração de recursos naturais.