Ministra dos Povos Indígenas comenta emboscada à Funai em T.I. Apyterewa
O caso ocorreu na última segunda-feira (4), durante ação relacionada a desintrusão de terras
Na manhã desta terça-feira (5), Sonia Guajajara, atual Ministra dos Povos Indígenas, comentou sobre a emboscada sofrida por servidores da Funai e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dentro da Terra Indígena Apyterewa, na última segunda-feira (4). Durante entrevista para jornalistas, em Dubai, onde ocorre a Conferência da ONU sobre clima (COP 28), a ministra reafirmou que está acompanhando todos os fatos relacionados ao processo de desintrusão no local.
“O Ministério dos Povos Indígenas coordena essa operação no território indígena Apyterewa, no estado do Pará, do povo parakanã - que é um povo de recente contato. E estamos nessa coordenação junto com a secretaria geral da presidência. Nossa equipe do ministério segue lá acompanhando essas operações”, afirma.
VEJA MAIS
Segundo a Ministra Sonia Guajajara, é importante que ocorra a devolução das terras para seus donos originários. “Precisamos retirar os invasores ilegais daquele território. O que nós estamos fazendo é combater uma atividade ilegal e ilicita. Não compactuamos com nenhuma atividade ilícita dentro dos territórios indígenas, pois eles são usufruto exclusivo conforme a constituição federal”, declarou.
Emboscada
Um servidor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi baleado no tornozelo dentro da Terra Indígena Apyterewa, na última segunda-feira (4). Os servidores e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) sofreram uma emboscada quando estavam no local para realizar uma ação relacionada ao combate de invasões dentro do território. Ninguém ficou gravemente ferido.
Conforme a PRF, os agentes estariam saindo do local quando tudo ocorreu. Informações da Página Casa Ninja Amazônia dão conta que a emboscada ocorreu em três pontos distintos. Houve troca de tiros e as viaturas onde os servidores e os agentes estavam ficaram com diversas marcas dos disparos. Além disso, um dos carros da Funai teve os pneus furados.