Mentira: Respirar por muito tempo de máscara causa hipóxia

Uso de máscaras é importante na prevenção do novo coronavírus

Victor Furtado

Em um texto que vem circulando nas redes sociais digitais, há uma hipótese de que o uso prolongado de máscaras causa hipóxia, que é a baixa concentração de oxigênio no organismo. Isso porque as máscaras não permitem a boa respiração, fazendo com que a pessoa, em determinado momento, só respirasse gás carbônico e não mais oxigênio. Assim, poderia sentir tonturas ou falta de ar. Quem assina a versão mais compartilhada desse texto seria um tal "Dr. Eduardo Herrera". Seria um alerta sobre o uso das máscaras.

Esse é um texto muito perigoso, que pode levar pessoas a acreditar que não se deve usar máscaras, sendo que a recomendação é totalmente oposta. É preciso sim usar máscaras, mesmo que seja para sair no corredor do condomínio ou jogar o lixo fora na rua. As máscaras possuem apenas o efeito de barrar partículas, mas não o ar. Seja as cirúrgicas, N95 ou tecido, todas possuem várias entradas e saídas de ar. Seria preciso condições muitos restritivas, com ou sem máscara, para sofrer hipóxia. A tortura do saco, nos filmes Tropa de Elite 1 e 2, sim, causa hipóxia. Potocas da internet costumam apelar para alarmismo, termos científicos ou técnicos mal aplicados e fontes não confiáveis. Quem é o "Dr. Eduardo Herrera"?
 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ