MENU

BUSCA

Máscaras: Redenção é o terceiro município do Pará a dispensar uso

Liberação é apenas para ambientes abertos e bem ventilados. Não há desobrigação do uso para espaços fechados. Outras medidas de higiene e distanciamento devem continuar sendo mantidas.

Victor Furtado

Redenção é a terceira cidade paraense a desobrigar o uso de máscaras em espaços abertos. A decisão, como informou a prefeitura, segue a tendência de outras cidades do Brasil e também dos municípios de Óbidos e Marabá, os dois primeiros a adotar essa mudança no estado. No entanto, o uso de um dos principais itens de proteção contra covid-19 continua sendo exigido em espaços fechados. O distanciamento, o uso de álcool em gel e comprovação de vacinação continuam obrigatórios.

Por nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Redenção informou que "Após ampla discussão e consideração de fatores determinantes como o avanço da campanha de vacinação, o declínio na curva de contaminação e a redução na taxa de ocupação dos leitos hospitalares, na última segunda-feira, 14 de março, foi assinado pelo prefeito Marcelo Borges o Decreto Municipal Nº 022, que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos com livre circulação de ar no município de Redenção. Em ambientes fechados, porém, as determinações quanto ao enfrentamento da pandemia permanecem as mesmas, com o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e higienização".

LEIA MAIS SOBRE A LIBERAÇÃO DO USO DE MÁSCARA

Saiba quais são as 19 capitais brasileiras que flexibilizaram o uso de máscaras
Em apenas 8 capitais, entre elas Belém, o item permanece obrigatório em todos os ambientes

Prefeitura de Santarém diz que não tem previsão para suspensão do uso de máscaras no município
Em nota, a prefeitura informou que não há, no momento, discussão sobre liberação.

Fim das máscaras: Pará tem primeira cidade a suspender o uso; saiba qual é
A decisão foi publicada no novo decreto na quinta-feira (10); uso de máscaras de proteção é obrigatório apenas em repartições públicas

Deputados paraenses defendem que ciência e pesquisas orientem liberação ou não do uso de máscaras
Parlamentares acreditam que pode ser precipitado, neste momento, tornar não obrigatório o uso da máscara

"Dentre os locais que permanece obrigatório o uso da máscara e demais medidas sanitárias estão as instituições de ensino, seja regular ou livre, e estabelecimentos comerciais. Já em locais como academias, estúdios de danças, casamentos, aniversários e formaturas. Comprovada a vacinação contra a covid-19 pelos participantes ou usuários, o uso da máscara também permanecerá facultativo, desde que sejam executadas as demais medidas de enfrentamento da pandemia da covid-19", concluiu a Prefeitura.

Pará