Marinha expande atuação no Pará com ativação de Esquadrão de Helicópteros
As unidades aéreas de transporte tático de longo alcance, desenvolvidos para fins militares, já estão sendo empregadas em ações de salvamentos, resgates e inspeções navais
A Marinha do Brasil vai ativar, no próximo dia 29 de outubro, o Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) em Belém. A unidade é subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, que cobre os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. A cerimônia que marca a implantação do esquadrão será realizada na Ala 9 da Base Aérea de Belém, às 10h, e contará com as presenças do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, e do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto.
Leia também:
- Marinha resgata grávida estrangeira em risco de morte na costa de Belém
- Aeronave da Marinha realiza resgate de náufrago no Maranhão
O EsqdHU-41 é composto por mais de 100 militares especializados, entre oficiais e praças, e conta com três aeronaves modelo H225M da Airbus, conhecidas na Marinha pela sigla UH-15 ou “Super Cougar”. Com 19,5 metros de comprimento, 4,97 metros de altura e 6.695 quilos, os helicópteros são dotados de motores potentes, podendo carregar até 31 militares, incluindo a tripulação.
As unidades aéreas de transporte tático de longo alcance, desenvolvidos para fins militares, já estão sendo empregadas em ações de salvamentos, resgates e inspeções navais, em apoio à Capitania dos Portos, aos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e ao 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em qualificações e adestramentos.
O Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte funcionará em Hangar da Ala 9, cedido após Acordo de Cooperação assinado entre Marinha e Aeronáutica, em novembro de 2018.
Serviço: Cerimônia de ativação do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41). Dia 29 de outubro, às 10h, na Ala 9 (Rod. Arthur Bernardes, s/n, bairro de Val de Cães), em Belém.