MENU

BUSCA

Marinha autoriza resgate de navio que afundou com cinco mil cabeças de gado em Barcarena

Navio "MV Haidar" naufragou em outubro de 2015 no Porto da Vila do Conde

Redação Integrada

A Marinha do Brasil aprovou na última terça-feira (9) o plano de execução para a retirada do Navio “MV Haidar”, naufragado no dia 6 de outubro de 2015 com cinco mil cabeças de gado, no Porto da Vila do Conde, em Barcarena, onde encontra-se submerso e encalhado.

A decisão foi anunciada após análise do plano de execução proposto pela empresa Superpesa Cia de Transportes Especiais e Intermodais, vencedora de licitação do Ministério da Infraestrutura, para a ação. A data para a retirada ainda não foi anunciada.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade no Pará (SEMAS) emitiu parecer que autoriza as operações, incluindo trabalhos de coleta para monitoramento. Todas as tratativas foram realizadas junto à CDP quanto ao local e destinação do Navio.

Histórico 

No dia 6 de outubro de 2015, o “MV Haidar”, de bandeira libanesa, adernou para cima do píer 300, berço 302 do cais do Porto de Vila do Conde, em Barcarena, vindo a naufragar, com 5.000 cabeças de gado, mais de 600 toneladas de óleos, além de outros resíduos a bordo. O destino do navio seria a Venezuela. 

Pará