MENU

BUSCA

Mais uma remessa da vacina contra covid-19 chega ao Pará

Cerca de 40 mil doses do imunizante Astrazeneca devem reforçar a campanha de vacinação

O Liberal

Chegaram na manhã desta quarta-feira (20) mais 40 mil doses de vacina da Astrazeneca para reforçar a campanha de imunização contra a covid-19. Desde janeiro do ano passado, o Pará já recebeu do Ministério da Saúde 15.290.765 doses, quantitativo que foi distribuído aos 144 municípios conforme necessidade local. 

VEJA MAIS

Ministério da Saúde deve acabar com uso da Coronavac em adultos; entenda
Ministro Marcelo Queiroga anunciou que a vacina deve ser restrita a crianças e adolescentes

Novas doses de vacinas pediátricas contra covid-19 chegam ao Pará
A previsão é que as vacinas sejam enviadas aos municípios no prazo de 48 horas

A Diretora de Epidemiologia da Sespa, Daniele Nunes, explica que a logística de distribuição envolve diversas frentes. “Desde a primeira remessa recebida no ano passado a Sespa tem repassado os quantitativos aos municípios de acordo com a demanda populacional dos grupos prioritários de cada fase. Essa logística envolve diferentes setores da Secretaria assim como outras pastas. Nosso trabalho tem permitido que a vacinação chegue a todos os municípios paraenses”, afirma. 

Após a chegada no Aeroporto Internacional de Belém, as doses são encaminhadas ao Centro Estadual de Imunobiológicos (CEI), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), onde ficam armazenadas até a entrega aos 13 Centros Regionais de Saúde (CRS). Em seguida, são enviadas aos municípios por via terrestre, aérea e fluvial, com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). 

O Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho. reforça a importância das medidas de segurança para o combate da doença. “O avanço da vacinação tem permitido que algumas rotinas pré-pandemia sejam retomadas, mas nós sempre reforçamos a importância de que alguns cuidados permaneçam como, por exemplo, a higienização das mãos, uso de álcool em gel e o distanciamento social. Por isso, nosso apelo é sempre para que a população busque os postos de vacinação e não deixe de fazer o ciclo completo da vacina”, salienta. 

Serviço

Informações sobre a vacinação são fornecidas pelas Secretarias Municipais de Saúde. A população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o Estado na página: www.saude.pa.gov.br/vacinometro/.
 

Pará