MENU

BUSCA

Mais de 880 cirurgias de fissura labiopalatina são realizadas no centro de referência do Pará

Conhecida como lábio leporino, a condição tem tratamento que garante qualidade de vida ao paciente

Camila Azevedo

Cerca de 85 cirurgias de fissura labiopalatina, condição conhecida como lábio leporino, foram realizadas em 2022. Ao longo de quatro anos, a Fundação Santa Casa de Misericórdia, referência no tratamento de fissuras craniofaciais no Pará, contabilizou 881 procedimentos. Atualmente, não há fila de espera. A má formação atinge uma em cada 650 crianças no Brasil. O Diário Oficial da União publicou, na última semana, uma medida que cria o Dia de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina, a ser celebrado em 24 de junho, por meio da Lei 14.404/2022. A importância da comemoração é para divulgar informações e contribuir na redução do preconceito em relação às pessoas que nascem com o problema.

VEJA MAIS 

Mayara Alencar é mãe do João Miguel, de 4 anos. Na última consulta de pré-natal, ela recebeu a notícia de que o filho tinha a fissura, alcançando todo o lábio e o céu da boca. Com sete dias de vida, eles foram transferidos para a Santa Casa, iniciando o processo. A primeira cirurgia que o pequeno realizou foi aos 4 meses e, hoje, a família comemora o resultado de todo esforço e paciência. “Fiquei bastante apreensiva quando descobri. Mas, hoje ele não tem dificuldade na fala, nem para se alimentar. A cirurgia deixou o rosto perfeitinho”, conta Mayara. 

Tipos de fissura

  • Fissura labial: afeta apenas os lábios do paciente. O cirurgia garante alta mais cedo, após os procedimentos;
  • Fissura palatal: atinge somente o céu da boca. Geralmente, o acompanhamento vai até adolescência;
  • Fissura labiopalatal: quando lábio e céu da boca são afetados pela má formação. 

Serviço

A população pode procurar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para uma primeira consulta. Lá, o agendamento será feito, assim como o encaminhamento para a Santa Casa, que atende pacientes regulados pelas UBS.

Pará