Mais de 2,5 mil candidatos vão fazer a prova para a UFPA no domingo
Os candidatos dos processo seletivos especial e mobilidade interna devem participar da seleção a partir das 14h de domingo (27)

O próximo domingo será de prova para mais de 2,5 mil candidatos incritos nos processos seletivos que ofertam vagas para a Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2020. Cerca de 1,6 mil estudantes participam da primeira etapa do Processo Seletivo Especial 2020-3 e outros 895 estão inscritos no Processo Seletivo à Mobilidade Interna (Mobin) 2019. As provas serão aplicadas às 14h.
O PSE 2020-3 disponibiliza 270 vagas em turmas do curso especial de Educação do Campo, com sede nas cidades de Abaetetuba, Altamira e Cametá. Para estes alunos, o exame vai das 14h às 18h. As provas são de múltipla escolha com 40 questões e também é necessário redigir uma redação em língua portuguesa. Cada uma das provas vale dez pontos e é necessário obter mais de 40% de acerto para continuar na disputa e seguir para a segunda fase.
Para participar das provas dessa categoria, os estudantes devem chegar ao seu local de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência e levar o cartão de inscrição e um documento oficial com foto, descrito no edital. A segunda etapa do concurso envolve entrevistas que serão realizadas entre os dias 4 e 6 de dezembro. Alguns dos aprovados já começam a estudar logo em janeiro de 2020.
Os 895 candidatos inscritos no Mobin 2019 são estudantes da própria UFPA, que podem "trocar de curso". Para eles, a prova começa às 14h e termina às 17h. O número de questões e as disciplinas da prova de múltipla escolha variam conforme a área do conhecimento a qual pertence o curso pleiteado.
Esses estudantes também precisam chegar com, no mínimo, uma hora de antecedência em seu local de prova e levar o cartão de inscrição e um documento oficial com foto.
No Mobin 2019, o curso mais concorrido é a turma de Medicina, sediada em Belém e com aulas que começam no primeiro semestre. São 248 candidatos inscritos para as duas únicas vagas disponíveis - mais de 27% do total de inscritos no concurso disputa uma vaga no curso de medicina.
Na sequência dos mais disputados está a turma de Direito Vespertino, sediada em Belém e com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2020. São 101 candidatos inscritos para as duas vagas ofertadas.
Em terceiro lugar, aparece o curso de Psicologia com Medicina, sediado em Altamira e com início das aulas em março do ano que vem, com 35 candidatos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA