Laboratório do PCT Guamá transforma resíduos naturais em bioprodutos e biocombustíveis
Com pesquisas avançadas e serviços, o Laboratório de Óleos da Amazônia busca garantir a qualidade dos insumos e otimizar o reaproveitamento de resíduos industriais
O Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA), localizado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), destaca-se pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras voltadas ao aproveitamento integral de recursos naturais. Seu trabalho é concentrado na transformação de resíduos em bioprodutos e biocombustíveis, promovendo soluções que beneficiam a economia e o meio ambiente.
Com pesquisas avançadas em bioquímica e tecnologia de óleos vegetais, o LOA busca garantir a qualidade dos insumos e otimizar o reaproveitamento de resíduos industriais. Seu objetivo é maximizar o uso da matéria-prima, reduzindo desperdícios e ampliando aplicações na produção de cosméticos, alimentos e energia renovável.
VEJA MAIS
Referência na Amazônia
O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com a gestão da Fundação Guamá.
É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.
Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.
O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e uma escola técnica.
O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.