MENU

BUSCA

Jardim de girassóis muda paisagem da BR-316 e atrai amantes da natureza

Plantação ornamenta área antes ocupada por matagal em frente ao campus do IFPA em Castanhal

João Paulo Jussara

Quem passa pelo km 61 da rodovia BR-316, em frente ao Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Castanhal, encontra um jardim colorido e exuberante, e não mais uma área de mato alto. Alunos e professores da instituição plantaram centenas de girassóis no local, que já se tornou um novo ponto turístico da Cidade Modelo e chama a atenção de pedestres e motoristas. Chamado carinhosamente de "Girassóis do IFPA Castanhal", o jardim se estende por cerca de 10 mil m² e foi idealizado a partir de um projeto do curso de Agronomia do IFPA. 

O plantio foi realizado no final de junho, e contou com o apoio do Sindicato Rural de Castanhal, que forneceu adubo e sementes. "É um projeto acadêmico que tenta articular a teoria aprendida em sala de aula, com a prática, além de ser uma atividade de paisagismo", disse o diretor do IFPA de Castanhal, Adebaro Alves. A preparação do solo começou a ser feita em maio. Os próprios alunos fizeram todo o processo, desde o manejo do solo até a colheita das sementes.

A espécie tem sua florada em uma média de 55 a 60 dias após o plantio, e hoje os girassóis já estão medindo até um metro e meio. A floração do girassol, porém, dura apenas dois meses. A partir do final de setembro, as flores começam a murchar e gerar sementes. Então, quem deseja apreciar o cenário e fazer boas fotos, precisa se apressar.

As cores vivas da plantação chamaram a atenção de Igor Gabriel Mota, de 10 anos, que passava de carro pelo local com a mãe, a dona de casa Deborah da Silva, no caminho de volta para Belém. "Chamou muito a atenção dele porque ele gosta da natureza, e hoje em dia é muito raro a gente ver essas coisas", disse. "Eu achei maravilhoso, meu filho amou, é uma iniciativa muito boa. Poderia existir uma plantação linda como essa em Belém".

Além de embelezar a cidade, a plantação também tem papel fundamental na produção de mel do IFPA. O apiário do instituto fica a menos de um quilômetro do jardim de girassóis, e as abelhas sempre passam por lá para se alimentar. "Serve também como intermediação para as abelhas fazerem a polinização das outras espécies ao redor do instituto e da cidade, principalmente de árvores frutíferas", destacou o diretor.

Por dia, mais de 200 carros param no local para conhecer o jardim de girassóis, de acordo com Adebaro Alves. Famílias, casais apaixonados, todos aproveitam para garantir uma selfie. Tem até quem utilize o cenário para fazer books de casamento, formatura ou aniversário. "É um resultado que deixa a gente muito feliz, porque aproxima a comunidade junto ao instituto", garantiu. "As pessoas aproveitam também pra conhecer os cursos, as atividades que são desenvolvidas aqui, e gera todo esse clima de harmonia, que é muito importante".

Pará