MENU

BUSCA

Inscrições estão abertas para a 3ª Corrida e Caminhada de Combate ao AVC e ao Infarto

O AVC é ocasionado pela deficiência de irrigação sanguínea ou hemorragia no cérebro. A doença é a segunda que mais mata e a principal causa de incapacitação no Brasil

O Instituto AVC da Amazônia, em parceria com o Hospital da Aeronáutica de Belém, promoverá a 3ª Corrida e Caminhada de Combate ao Acidente Vascular  Cerebral e ao Infarto Agudo do Miocárdio, sob a coordenação do neurologista Vascular,  Dr. Fernando Paschoal Júnior. A programação busca chamar atenção da sociedade sobre a prática esportiva no combate às principais doenças que levam à mortalidade no estado do Pará e no Brasil. O percurso da corrida de 6km ocorrerá no dia 20 de março e será disputado na categoria individual masculino e individual feminino, enquanto a caminhada terá 3 km. A largada e chegada será no portão principal do Parque Estadual do Utinga.

O AVC é ocasionado pela deficiência de irrigação sanguínea ou hemorragia no cérebro. Também conhecida, popularmente, como derrame cerebral, a doença é a  segunda que mais mata e a principal causa de incapacitação no Brasil. Estima-se que uma em cada quatro pessoas terá a doença durante a vida. “Cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados com medidas preventivas, tais como o controle da hipertensão arterial e da diabete mellitus, controle do peso corporal, alimentação saudável, evitar tabagismo e alcoolismo, e exercícios físicos regulares”, informou o especialista  Fernando Paschoal Júnior.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública, ocorreram 1.739 internações na rede hospitalar estadual em 2021. E considerando os dados da Organização Mundial de Saúde e Rede Brasil AVC, Fernando Paschoal Júnior afirma que cerca de 2 milhões de paraenses devem ser afetados por um AVC em algum momento da vida. “As técnicas de hemodinâmica e o atendimento precoce para a retirada do coágulo em até 24h podem ajudar a salvar a vida de um em cada três afetados e reduzir de 14 a 30% das sequelas com um atendimento bem estruturado”, afirma o neurologista vascular.

Já as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes em todo o planeta e são responsáveis por cerca de 400 mil mortes ao ano no país. Dentre as enfermidades mais comuns está o infarto do miocárdio que é ocasionado pelo bloqueio do fluxo sanguíneo de forma súbita. O infarto não é uma doença de notificação compulsória. Mas, de acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do DataSUS, o Pará registrou, 2.415 internações por infarto agudo do miocárdio, de janeiro a novembro de 2021.

Inscrições

As inscrições e o regulamento estão disponíveis no site até o dia 5 de fevereiro.  A retirada de kits ocorrerá no dia 19 de março, em local e horário a ser definido e divulgado posteriormente pela organização.  A programação do evento poderá sofrer alterações conforme necessidade, seja por motivos climáticos ou de força maior.

Os três primeiros colocados gerais masculino e feminino receberão troféus, podendo eventualmente receber prêmios. As dúvidas ou informações técnicas deverão ser enviadas através do site www.raptorsadventure.com.br ou e-mail raptorsadventure@outlook.com.

O Instituto AVC da Amazônia é uma entidade sem fins lucrativos que atua no incentivo à prevenção, ensino, atenção ao Acidente Vascular Cerebral e desenvolvimento de pesquisa na Amazônia

Pará