MENU

BUSCA

Ícone de Barcarena, Waldo Possa está prestes a completar 35 anos de carreira

Com uma trajetória cheia de vivência e de histórias para contar no universo da música, o artista Waldo Possa, de Vila dos Cabanos, é um arquivo vivo da cultura não só de Barcarena, mas também de várias regiões do Estado

Bruna Lima

Com uma trajetória cheia de vivência e de histórias para contar no universo da música, o artista Waldo Possa, de Vila dos Cabanos, é um arquivo vivo da cultura não só de Barcarena, mas também de várias regiões do Estado, por onde passou levando música e arte. Dono dos hits "Dança terurê" e "Vem que é legal", ele conta um pouco do que vem colecionando durante os 34 anos de carreira.

Waldo nasceu em um ambiente musical, seu pai, o Dirceu Ribeiro, mais conhecido como "Babaçu", era percussionista e tinha a própria banda, que se chamava "Os Ouriçados", por muito tempo foi uma das principais bandas de Barcarena.

VEJA MAIS

Outro motivo de honra para Waldo foi a convivência ao lado do mestre Cupijó, que foi adquirida no tempo em que morou no município de Cametá. “Lá eu fiz parte da banda dele e da família dele, onde aprendi muito também. Tivemos uma relação muito boa e construtiva”, recorda o artista.

Waldo diz o que os mestres têm em comum, a solidariedade e a vontade de deixar o legado. “Por isso eles são mestres, pois são pessoas que tinham amor pelo que faziam e tinham facilidade em passar conhecimento, eles amavam ensinar e isso tornou eles esses seres importantes para a nossa cultura. Eu tive muita sorte de ter convivido com esses dois artistas”, reforça Waldo.

Memória da música

Mestre Vieira, Joaquim de Lima Vieira, morreu em fevereiro de 2018 e, foi um músico e instrumentista brasileiro, criador da guitarrada. Este estilo tem como marco o disco Lambadas das Quebradas lançado pelo guitarrista em 1978, e foi apresentado, nos anos 90, às novas gerações pelos grupos Cravo Carbono e Calypso.

Joaquim Maria Dias de Castro, mais conhecido como mestre Cupijó foi um vereador, advogado, músico e compositor brasileiro, de música instrumental do estilo folclórica Siriá.

Cupijó faz parte de uma geração de músicos que ousaram transformar os ritmos populares do interior do estado paraense em sucessos radiofônicos, com a inserção de elementos inovadores. O mestre modernizou o ritmo folclórico paraense Siriá e, o tornou conhecido a nível nacional.

 

Pará