MENU

BUSCA

IBGE inicia Pesquisa do Entorno, primeira fase de preparação para o Censo Demográfico 2022

Serão mais de seiscentos agentes envolvidos na coleta de dados do Pará. Objetivo é analisar a infraestrutura da cidade e promover mudanças

Camila Azevedo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) começou, nesta segunda-feira (20), a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, uma das principais operações de preparação do Censo Demográfico 2022. O mapeamento será feito em todos os 144 municípios do Pará, entre 20 de junho e 12 de julho, e tem como objetivo estabelecer um diagnóstico da infraestrutura da cidade para melhorar as políticas públicas desenvolvidas. 

VEJA MAIS

Pará tem cerca de 113 mil gays, lésbicas e bissexuais, segundo IBGE
Desse total, cerca de 30 mil se considerou homossexual ou bissexual em Belém

‘Pesquisa do IBGE é um avanço, mas requer aprofundamento’, diz Movimento LGBTQIA+ do Pará
Bárbara Pastana, presidente do Movimento LGBTQIA+ do Pará, comentou sobre a importância do estudo para a comunidade homoafetiva

Neste ano, mais de seiscentos Agentes Censitários Supervisores (ACS) estão envolvidos nas atividades no estado, sendo 272 destes somente na Região Metropolitana de Belém. A Pesquisa do Entorno analisa os calçamentos, arruamentos, arborização, drenagem pluvial e tudo que envolve o meio urbano. O chefe da unidade estadual do IBGE no Pará, Rony Cordeiro, explica que a instituição indica onde as mudanças precisam ocorrer, para que os investimentos públicos sejam mais focados, promovendo melhorias sociais, como saneamento e mobilidade. “É importante para que os agentes tragam benefícios, inclusão social, segurança pública e a infraestrutura necessária que a população precisa”, diz. 

Alguns fatores serão novidades na pesquisa de 2022. Três novos quesitos de análise foram incluídos na lista do que será investigado: pontos de ônibus/van, vias sinalizadas para bicicletas e obstáculos nas calçadas, unidos a capacidade da via, pavimentação da via, bueiro/boca de Lobo, iluminação pública, existência de calçada, rampa para cadeirante e arborização. O coordenador técnico estadual do Censo 2022, Luíz Cláudio Martins, destaca que a existência de ciclovias e ciclofaixas torna a cidade mais amigável para os ciclistas e promove economia e sustentabilidade. “Isso é fundamental em vários sentidos, muitas pessoas não têm capacidade de pagar passagens de ônibus, ou até mesmo utilizar carro. Uma das alternativas seria o uso de bicicletas”, conta.

Além disso, os “aglomerados subnormais”, como são chamadas as invasões, favelas e baixadas, também passam a fazer parte da pesquisa. O IBGE usará uma nova metodologia para identificar o percurso nessas áreas.

Censo Demográfico 2022

A Coleta Domiciliar será realizada de 1 de agosto a 31 de outubro, em todos os 5.570 municípios do Brasil. Mais de 2 milhões de residências serão visitadas no Pará pelos mais de 6 mil recenseadores selecionados. 

Pará