Iasep prorroga dispensa de autorização em atendimentos médicos especiais até 15 de julho
Medida inclui as hemodiálises, fisioterapia, psicoterapia, fonoterapia, terapia ocupacional exames cardiológicos e outros
Como medida de prevenção à covid-19, o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) confirmou que seguirá dispensando a exigência de autorização prévia para vários procedimentos de saúde, até pelo menos 15 de julho.
Terapias sequencias como hemodiálise, fisioterapia e psicoterapia, além de diversos exames, podem ser realizados diretamente na rede credenciada, dispensando a presença do segurado no órgão para liberação anterior. A medida, adotada desde março, reduz o fluxo de pessoas na autarquia para autorizações em cerca de 90%, evitando aglomerações.
Também foi prorrogada até 15 de julho a possibilidade de solicitar o aumento de cotas por e-mail, evitando a presença física das pessoas no Iasep. O pedido deve ser realizado por meio do endereço eletrônico: iasepassistenciasocial@gmail.com, anexando, em versão digitalizada, a mesma documentação que é exigida presencialmente, como o laudo médico, exame que comprove a doença ou condição, e cartão do plano.
O segurado deve também escrever na mensagem seu endereço completo, incluindo município onde reside, e telefone para contato. Veja abaixo a lista de procedimentos que, temporariamente, não exigem autorização prévia. Importante: procedimentos não listados continuam requerendo a solicitação de autorização presencial. Confira.
Exames e atendomentos dispensados de autorização:
- Terapias sequenciais (hemodiálise, fisioterapia/RPG, psicoterapia, fonoterapia, terapia ocupacional);
- Exames cardiológicos;
- Exames oftalmológicos (exceto OCT e retinografia fluorescente binocular);
- Exames otorrinolaringológicos (exceto por vídeo);
- Exames de diagnóstico por imagem: raio X, ultrassonografia (com ou sem doppler), tomografia computadorizada sem contraste, ressonância magnética sem contraste, endoscopia sem anestesia, mamografia, densitometria.