MENU

BUSCA

Hospital Bettina Ferro faz triagem para Implante Coclear (IC) gratuito

O IC é um aparelho voltado à reabilitação de diversos graus de deficiência auditiva, inclusive severo

Tainá Cavalcante com informações de Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS-UFPA) realiza na próxima segunda-feira, 25, de 8h às 16h, a campanha de triagem para implante coclear gratuito, serviço voltado à reabilitação de diversos graus de deficiência auditiva, inclusive severo. Atualmente, o hospital é o único público da região Norte a oferecer a cirurgia, considerada de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação é aberta ao público que apresenta problemas de surdez e o implante é destinado às pessoas com perdas auditivas pós-linguais (que perderam a audição, mas aprenderam a falar e possuem memória auditiva) e pré-linguais (aqueles que nasceram com deficiência auditiva de categoria severa a profunda). Para indivíduos com o tempo de surdez avançado para o desenvolvimento da linguagem oral, com ausência ou má formação da cóclea ou do nervo auditivo, o procedimento não é indicado, assim como aos que apresentam contraindicações clínicas.

No dia da campanha, os interessados em participar do serviço de triagem devem levar ao Bettina Ferro, localizado no Campus IV da UFPA (rua Augusto Corrêa, 01, bairro do Guamá), cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

IMPLANTE COCLEAR

Segundo o otorrinolaringologista Diego Farias, coordenador da ação, o IC é um aparelho instalado cirurgicamente que faz a função das células ciliadas lesadas do ouvido interno, visando restaurar – ou criar – a capacidade de detecção e compreensão do som, o qual é encaminhado diretamente ao nervo auditivo, por meio de estímulos elétricos que chegam ao cérebro, possibilitando uma percepção sonora clara, inclusive da fala.

Após a cirurgia, o paciente retorna em 30 dias à unidade de saúde para a ativação do aparelho, momento em que a audição é estimulada.

Pará