MENU

BUSCA

Grupo Liberal é o grande vencedor do Prêmio Simineral de Comunicação 2021

Grupo levou três de seis categorias. Trabalhos de Ana Carolina Matos e Ândria Almeida (impresso), Tarso Sarraf (fotojornalismo), de O Liberal, e de Gustavo Ferreira (telejornalismo), da TV liberal, foram destaques

Eduardo Rocha

Com três conquistas nas categorias em jornalismo, o Grupo Liberal foi o grande vencedor do Prêmio Simineral de Comunicação 2021, em cerimônia realizada de forma online, na noite desta quinta-feira (10). O grupo de comunicação acabou com quatro jornalistas premiados em primeiro lugar, com três trabalhos vencedores, em três das seis disputas do prêmio voltadas apenas a jornalistas. 

Ana Carolina Matos e Ândria Almeida (representadas por Camila Moreira), do  jornal O Liberal, foram premiadas na categoria Jornalismo Impresso pela matéria “Mineração na Amazônia: Investimentos em segurança e sustentabilidade”, uma edição que integra a série de matérias especiais Liberal Amazon (que também tem conteúdos de O Liberal publicados no portal OLiberal.com).

O jornal O Liberal também foi o vencedor na categoria Fotojornalismo, com a premiação do trabalho de Tarso Sarraf, com imagens para a matéria “Mineração na Amazônia: Investimentos em segurança e sustentabilidade”, do projeto Liberal Amazon.

 


 

Na categoria Telejornalismo, o repórter Gustavo Ferreira, da TV Liberal, foi o vencedor com a matéria “Projeto incentiva reuso de água na mineração”.

Celso Freire, da Rádio Liberal FM, também esteve entre os finalistas que concorreram ao prêmio em radiojornalismo, e ficou com o segundo lugar na disputa, com a matéria "A mulher do Trem da Vale". Celso Freire também dividiu com Ruy Montalvão o terceiro lugar na categoria, desta vez pela Unama FM, com a matéria "Casa da Cultura forma profissionais para o mercado".    

“Eu estou muito feliz com este prêmio, que não é só meu, mas de toda a redação, porque o projeto O Liberal Amazon é muito importante para todos nós. É um projeto nosso falando da gente, da nossa região”, afirmou Camila Moreira, da Chefia de Produção de Conteúdo de O Liberal e representante do grupo na premiação.

Para Tarso Sarraf, o Prêmio Simineral foi um "reconhecimento ao trabalho de equipe e um incentivo  a novos empreendimentos e reportagens”. Tarso Sarraf também ficou em segundo lugar na mesma categoria, com outro trabalho, para a matéria "Setor mineral abre espaço às mulheres", também publicado por O Liberal e portal OLiberal.com. O fotógrafo é bicampeão na categoria de fotojornalismo. Ele também foi vitorioso na diputa do ano passado do Prêmio Simineral.  

Valorização do jornalismo na Amazônia

O Prêmio Simineral é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) focada no reconhecimento dos melhores conteúdos produzidos para redes sociais, jornalísticos e empresariais sobre a mineração. O prêmio conta com a organização da Agência Eko e o  patrocínio da Vale e Mineração Rio do Norte (MRN). Dessa forma, o talento de comunicadores, estudantes e produtores de conteúdos digitais em três áreas: Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, Prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais e Prêmio Simineral de Conteúdos Empresariais.

Foram premiadas as melhores produções e reportagens que mostraram a importância da mineração, dentro do tema “histórias de transformação” e veiculadas entre 1 de janeiro de 2021 a 26 de janeiro de 2022. A proposta do tema foi o ponto de partida para que jornalistas e creators produzissem conteúdos sobre fatos e histórias que marcaram os últimos 15 anos do setor mineral no Pará. A ideia é que o espaço de tempo sirva para ambientar boas narrativas em torno da mineração e como ela contribuiu para transformar positivamente pessoas e territórios em diversos municípios do Estado.

A premiação marca, também, os 15 anos do Simineral. Toda a análise dos vencedores foi feita por um júri técnico, formado por profissionais com atuação no mercado e representantes da academia.

O presidente do Simineral, Anderson Baranov, destacou que  o Prêmio Simineral de Comunicação traz um recorte dos melhores trabalhos na área da comunicação, dentro da proposta que é mostrar a transformação que a mineração traz para a vida das pessoas. "Parabenizamos todos os participantes dessa edição. Apesar de ainda vivermos um momento de pandemia, recebemos conteúdos de alta qualidade e agradecemos pela dedicação e responsabilidade, não só com o evento, mas com toda a sociedade”, afirmou. 

 

PRÊMIO HAMILTON PINHEIRO DE JORNALISMO
 
CATEGORIA TELEJORNALISMO
1º Lugar- Gustavo Ferreira – TV Liberal
Título: Projeto incentiva reuso de água na mineração
 
CATEGORIA JORNALISMO IMPRESSO
1º Lugar – Ana Carolina Matos e Ândria Almeida (representadas por Camila Moreira) – O Liberal
Título: Mineração na Amazônia: Investimentos em segurança e sustentabilidade

CATEGORIA FOTOJORNALISMO
1º Lugar: Tarso Sarraf – O Liberal
Título: Mineração na Amazônia: Investimentos em segurança e sustentabilidade
2º Lugar: Tarso Sarraf – O Liberal
Título: Setor mineral abre espaço às mulheres

CATEGORIA JORNALISMO DO FUTURO
1º Lugar - Jordan Navegantes - Roma News
Título: Do ouro de Oxum à prata em Iemanjá; a relação dos metais com as afrorreligiões
 
CATEGORIA RADIOJORNALISMO
1º Lugar: Iolanda Kinoshita – Rádio CBN
Título: Mineração e Sustentabilidade
2º Lugar: Celso Freire – Rádio Liberal FM
Título: A mulher do Trem da Vale

CATEGORIA JORNALISMO DIGITAL
1º Lugar - Andressa Ferreira – Portal DOL- Diário Online
Título: PCDs na Mineração: inclusão gera conquistas no Pará

PRÊMIO SIMINERAL DE CONTEÚDOS PARA REDES SOCIAIS
1º lugar - Rômulo Cassio Dias
Título do Trabalho: A conservação da biodiversidade - Vale
 2º lugar - Paulo Petterson
Título do Trabalho: 15 anos em 28 anos Escola Dom Calábria e a História com o Simineral
 3º lugar - Trisha Guimarães
Título do Trabalho: Reutilizando Peças Em Alumínio

CATEGORIA EMPRESARIAL
1º lugar - Rafael Gomes
Título: Veropa Mais Lindo

 

Pará