Grávidas precisam de atenção redobrada contra a Zika no verão
Médica dá dicas para que gestantes se protejam da doença. Confira:
Causada pelo Zika vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, a doença da Zika tem seu período de maior transmissão nos meses quentes e chuvosos, como o mês de Julho no verão amazônico. Na temporada, as viagens para o interior do Estado, local onde geralmente há maior proliferação de mosquitos, também costumam ser frequentes. Por motivos como esses, as atenções precisam ser redobradas e as já conhecidas medidas de prevenção devem estar em dia.
O processo requer cuidados ainda maiores para as grávidas: mesmo o quadro clínico da infecção pelo vírus sendo semelhante para gestantes e demais pacientes, com as manchas vermelhas em todo o corpo, com ou sem febre, associado a sinais e sintomas como dor de cabeça, presença de olhos vermelhos que não coçam, dores musculares pelo corpo e articulações e vômitos, o risco é maior para esse público, principalmente no primeiro trimestre de gestação, como alerta a médica da família e comunidade, a dermatologista Monaliza Pessoa.
"Os primeiros três meses de gestação, por ser a fase na qual o feto está em formação e a infecção viral aumentar os riscos de má-formação fetal, são os mais arriscados para a contaminação pelo vírus. Os principais riscos para o feto são o desenvolvimento de microcefalia, bem como outras anomalias do sistema nervoso central, como a hidrocefalia. Além disso, observa-se a presença de danos oculares, restrição do crescimento fetal e morte fetal" detalha a especialista, ao acrescentar que "essa associação entre a infecção pelo vírus Zika e anomalias fetais, apesar de ser mais frequente para os três primeiros meses da gravidez, está descrita para os três trimestres, logo, é preciso que ocorra a prevenção do contágio durante todo o período gestacional".
PREVENÇÃO
Monaliza destaca, como principal cuidado que deve ser adotado, "o uso de repelente durante todo o período gestacional, principalmente os que têm a base de Dietiltoluamida (DEET), que é o composto preconizado para aplicação em gestantes". Ela ainda cita como medidas de prevenção evitar água parada e usar mosquiteiros ou telas nas janeiras.
"Além disso, é fundamental a gestante permanecer com seu acompanhamento pré-natal em dia tanto para diagnosticar precocemente alterações, quanto para prevenção de complicações tanto associadas a Zika, como para acompanhar o desenvolvimento do feto" conclui.
GESTANTES SE PREPARAM ANTES DE CURTIR O VERÃO
Grávida de oito meses do seu primeiro filho, a esteticista Fernanda Luz Sampaio, 37, viaja nesta sexta-feira (19) para Joanes, no Marajó. Apesar de uma breve estadia, de apenas três dias, ela afirma que já se organizou para não correr riscos de contrair a doença.
"Eu tenho usado o repelente para grávidas e quando vou para local que tem muito mato, procuro usar roupas que cobrem mais as áreas que ficam expostas pela pele" conta Fernanda, que garante não estar receosa pela viagem.
"Como eu já tomei todos os cuidados, fui em uma consulta com o obstetra no início da semana, ele me avaliou e liberou, então estou segura" diz.
Além do repelente e das roupas adaptadas, Fernanda também faz uso de mosquiteiro e procura não se expor tanto aos perigos. "Reaplico o repelente todas as vezes que tomo banho ou que fico suada" afirma.
Paula Martins, a influenciadora digital conhecida como "Tia Paula", também está tomando cuidados redobrado para curtir as férias com proteção. Grávida de cinco meses, ela conta que faz uso de repelente diariamente.
"Uso e abuso do repelente próprio para gestante em todas as áreas expostas, principalmente nas pernas e pés" explica, mostrando que aprendeu as lições ensinadas pelo médico. "É bom lembrar que o repelente não funciona o dia todo, então, aplico três vezes durante o dia".
Paula também diz que, apesar de ser "calorenta, o que piora com a gravidez, tento usar o máximo de roupas que cubram boa parte do meu corpo". "Prefiro também as cores claras para tentar amenizar o calor e para afastar o mosquito, já que dizem que ele é atraído por roupas escuras. Mito ou não, melhor prevenir, né?".
Outra tática usada pela influenciadora é o uso de perfumes. "Me perfumo bastante, já que o mosquito não suporta cheiro de perfume e adora os odores corporais. Então, sempre uso desodorante - se for o caso, dependendo do lugar que vou, até os corporais e para os pés" admite, completando a lista de cuidados com a tentativa de evitar aglomerações, lugares muito quentes e com possível foco de mosquito.