MENU

BUSCA

Frutas e legumes estão menos nutritivos, apontam pesquisas; entenda

A agricultura sustentável contribui para redução de doenças em seres humanos e desequilíbrio ecológico. Tratamento do solo com matéria orgânica melhora sua estrutura e dá origem a produtos com maior valor nutricional

Fabyo Cruz e Camila Guimarães

Frutas e legumes estão menos nutritivos do que costumavam ser há 70 anos, apontam estudos apresentados em uma reportagem da revista National Geographic. As pesquisas indicam que a origem do problema está nos processos agrícolas modernos, que aumentam o rendimento das colheitas, mas perturbam a saúde do solo. Esses problemas ocorrem no contexto das mudanças climáticas e dos altos níveis de dióxido de carbono. Neste cenário, a agricultura sustentável contribui para diminuição de doenças em seres humanos e desequilíbrio ecológico.

Os impactos ambientais interferem intimamente na produção e qualidade dos alimentos com a redução de nutrientes essenciais para saúde, afirma a nutricionista Beatriz Garcia, especialista imunonutrição, nutrigenômica e fitoterapia. Na Amazônia, esses impactos como degradação do solo, uso de recursos naturais, perda da biodiversidade, poluição do ar, água e solo têm intensificado. “Temos uma agricultura mercantilista com métodos artificiais, uso de hormônios visando a demanda, mas acima de tudo o lucro, o lado negativo nisso tudo são os impactos ambientais e na saúde”, comenta a especialista.

“Isso, com a relação de carbono e nitrogênio, termina o carbono consumindo o oxigênio da planta. E ao invés de contribuir com a nutrição da planta, vai matando. A solução foi fazer o composto orgânico, pegando essa mesma cama de frango e transformá-la, deixando que os microrganismos se transformassem. E leva um tempo para elas adequarem o ciclo do composto ao ciclo da cultura. Aqui elas ainda vão começar”, explicou o técnico em agropecuária. Wanderley diz que os produtores rurais atendidos pela Emater usam mais a matéria orgânica que o adubo químico. Esse último só é utilizado em caso de extrema urgência.

Onde fazer doações de alimentos, roupas, brinquedos e itens de higiene pessoal?
Confira os locais mais indicados para deixar os alimentos não perecíveis e ajudar outras pessoas

Comida é insuficiente para 24% dos brasileiros; revela Datafolha
A chamada insegurança alimentar é mais evidente entre os mais pobres

Ao ser perguntado ser perguntado se os produtos da produção familiar podem ser mais nutritivos que os da indústria, o especialista respondeu:

“Conseguimos produtos com maior valor nutricional porque a forma de tratamento do solo é com matéria orgânica, que vai melhorar a estrutura do solo. Por exemplo, essa matéria que a gente tá vendo aqui, como cama de frango, vai ser transformada com a ação dos microorganismos, daqui a um ou dois meses, vai trazer toda a propriedade que a planta precisa. Diferente do sistema mais industrializado, que você vai estar passando para o produto de forma química, como se fosse uma injeção na veia. Aqui não, aqui é como se fosse uma vitamina. Então, seguramente, se você pega uma cultura daqui e consome, e pega uma industrializada, com o tempo você vai perceber que quem está utilizando do sistema tradicional vai ter mais benefícios”, concluiu o especialista.

Pará