Forte chuva deixa 40 famílias desalojadas em Parauapebas
Os principais bairros afetados foram Novo Brasil, Rio Verde e Minérios, com total de registro de 26 alagamentos e inundações em toda a cidade
Uma chuva torrencial provocou muitos estragos no município de Parauapebas, sudeste do Pará, nesta terça-feira (03). Por conta de alagamentos, quarenta famílias foram desalojadas. Em relatório parcial, a Defesa Civil do Município informou que o nível do rio de Parauapebas subiu 57cm e chegou a 8,47m. Os principais bairros afetados foram Novo Brasil, Rio Verde e Minérios, com total de registro de 26 alagamentos e inundações em toda a cidade.
Leia mais
Após enxurrada em Paragominas, homem morre e duas famílias são remanejadas
A chuva começou entre 22h30 e 23h da segunda-feira (02) e, por volta das 2h, ainda estava muito intensa. Até por volta das 6h30, ainda chuviscava na cidade. O tempo ficou nublado até próximo do meio-dia. Só depois desse horário que o sol voltou a favorecer o clima.
Nas redes sociais, alguns internautas compartilharam fotos e vídeos mostrando a força da água e os estragos. Um dos cartões portais da entrada da cidade, o Lago do Bairro Nova Carajás, que estava com o volume de água bem baixo no último domingo, acabou transbordando. Neste trecho, a placa turística com um coração e o nome do município aparece quase submersa em foto e vídeo.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Parauapebas, equipes da Coordenadoria de Defesa Civil de Parauapebas (Comdec) estão desde as primeiras horas desta terça-feira no atendimento às famílias que vivem nas áreas atingidas pela forte chuva.
"Houve rápida ação do governo municipal. Quarenta famílias foram desalojadas, mas logo encaminhadas para casas de amigos e parentes. No momento, não há nenhuma família desabrigada em Parauapebas, porém a prefeitura conta com um abrigo estruturado para uma eventual necessidade", informou em nota.
"Durante toda a manhã, secretarias trabalharam conjuntamente para atender a população. A de Meio Ambiente (Semma) garantiu um barco para o trabalho da Defesa Civil, enquanto a de Obras (Semob) e de Serviços Urbanos (Semurb) trabalham na limpeza de canais e bueiros", acrescentou.
Devido à chuva, o tráfego de veículos ficou comprometido em vários pontos da cidade, e agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMTT) estão nas ruas com orientações aos condutores para evitar maiores transtornos.
A Defesa Civil continua dando assistência à população. Ainda há previsão de chuva para esta terça-feira, nas próximas 72 horas. Em caso de emergência, a população deve acionar o órgão por meio dos telefones 3356-2597 ou 199.