Fenômeno halo solar é visto no céu do Pará, nesta segunda-feira (27)
Ele é formado a partir do encontro dos raios solares com partículas de gelo na atmosfera
Muitos paraenses foram surpreendidos ao olharem para o céu nesta segunda-feira (27) e constatar um círculo colorido perfeito rodeando o sol. Tão logo o fenômeno foi verificado, postagens com o registro em imagens do fato começaram a circular nas redes sociais.
O professor Luís Carlos Crispino, coordenador geral do Núcleo de Astronomia (Nastro) da Universidade Federal do Pará (UFPA), explica que se trata de halos que podem se formar ao redor do Sol e da Lua, como fenômenos óticos provocados pela interação da luz com partículas, cristais de gelo, em suspensão na atmosfera terrestre, dependendo das condições atmosféricas.
VEJA MAIS
Entre os fenômenos óticos que podem ser vistos na atmosfera terrestre, existem arco-íris, halos e glórias. Como destaca o professor Crispino, “um dos mais comentados é o arco-íris primário que se manifesta como um arco colorido que pode ser observado na região oposta à qual está o Sol". "Outros fenômenos atmosféricos que têm ganhado cada vez mais popularidade são os halos solares e lunares”, acrescenta.
O halo solar foi visto por pessoas no Pará, nesta segunda-feira (27), nas cidades de Belém, por volta das 12h, no bairro de Nazaré; em Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, e na Vila dos Cabanos, no município de Barcarena, como registrado nas redes sociais. Nesses três locais, os halos foram observados com seu colorido bastante visível.