Famílias são afetadas por enchente em Rio Maria; município decreta situação de emergência
Mais de 2.700 pessoas foram afetadas e estão desabrigadas após o rio e os canais da cidade transbordarem
Cerca de 553 famílias foram afetadas pela enchente que ocorreu no município de Rio Maria, no sudeste do Pará, na segunda-feira (29). Nesta quarta-feira (31), foi publicado oficialmente no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Pará a situação de emergência na cidade, pois aproximadamente 2.765 pessoas, tanto na zona urbana como na rural, estão desabrigadas devido ao alagamento. Conforme o decreto, o nível da chuva tem variado de 30 a 100 mm/h causando diversos transtornos para população.
VEJA MAIS
As fontes chuvas teriam iniciado ainda no domingo (29). Devido a isso, houve aumento do nível dos rios e córregos, causando inundações e alagamentos que obstruíram vias públicas e provocaram a queda de árvores. Além disso, o decreto informa que as águas provavelmente estão contaminadas pelo esgoto e urina de rato, podendo provocar sérios problemas à saúde. Pessoas se envolveram em acidentes e não puderam trafegar normalmente pelas ruas. Além do números de pessoas afetadas pela cheia, 19 pontes e 110 bueiros foram danificados pelo mesmo motivo, conforme dados disponibilizados pelas autoridades municipais.
Conforme o relatório da Secretaria da Assistência Social as áreas atingidas foram:
Zona Urbana
Setor Chácara;
Setor Remor;
Setor Jardim Paraíso;
Setor Vila Nova;
Centro.
Zona rural
Vila Betel;
Vila Escalada do Norte;
Região do Boteco Redondo;
Região da Bica;
Região da 21.
Desde a manhã de terça-feira (30), agentes da Defesa Civil estiveram em reunião com a prefeita de Rio Maria para dar inícios às ações de auxílio às pessoas afetadas. Muitas pessoas precisaram sair de suas casas e se abrigar em barracões e demais estruturas disponibilizadas pelo poder público da cidade. Além disso, as instituições de ensino também não estão funcionando.
“Em virtude das intensas chuvas, a Secretaria Municipal de Educação decide adiar o início do ano letivo para 08 de fevereiro (quinta-feira), priorizando a segurança de alunos e profissionais. Essa decisão está em conformidade com o Decreto Municipal n° 1.669/2024. Contamos com a compreensão de todos”, informou a prefeitura, via Instagram.