MENU

BUSCA

Expedição leva atendimento médico gratuito a comunidades ribeirinhas

Atendimentos ocorrem de maneira contínua, incorporados como atividades práticas e de extensão universitária

Ândria Almeida

Projeto “Missão Amazônia” leva atendimento médico gratuito a comunidades ribeirinhas no oeste paraense. A iniciativa inédita faz parte da instituição Inspirali que atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima; a assistência médica teve início no dia 24 de setembro e deve encerrar dia 8 de outubro. A expectativa da equipe é que na primeira expedição sejam realizados até 3 mil atendimentos em comunidades ribeirinhas, a bordo do barco-hospital Abaré.

VEJA MAIS

Os selecionados passaram por um processo de capacitação que inclui orientações gerais referentes ao fluxo da missão e também a segurança, documentação e preparo psicológico.

Barco-hospital Abaré

O barco-hospital Abaré, realiza expedição navegando pelo rio Tapajós, possui estrutura para atendimento clínico e odontológico: são quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da missão.

A embarcação é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades, e será utilizada em todas as expedições do projeto.

Segundo a coordenação do projeto, a Prefeitura de Belterra destacou uma equipe de estratégia de saúde da família para participar dos atendimentos.

Segundo a organização, o Projeto Missão Amazônia abrange premissas surgidas a partir do advento da pandemia de Covid-19, como a necessidade da Saúde Única, abordagem que prevê a associação das saúdes humana, animal e ambiental de forma indissociável, com soluções analisadas de forma conjunta.

 “A busca do equilíbrio entre essas três frentes é o que permitirá que, por exemplo, a comunidade médica possa tentar evitar a ocorrência de outras pandemias”, explica a Profa. Dra. Lena.

Mortalidade infantil em Belterra

O projeto aponta que o município de Belterra possui um dos mais altos índices de mortalidade infantil, sendo 19,1 óbitos a cada 1 mil nascidos vivos, enquanto que no Brasil, são 12 a cada 1 mil. Neste sentido, a expedição está atuando com orientações aos moradores e ações básicas de prevenção e promoção da saúde, de maneira a contribuir para a redução do índice.

“A Missão Amazônia é um projeto do tamanho do nosso propósito. Queremos ajudar a mudar indicadores de saúde, como o de mortalidade infantil, e impactar de alguma forma a melhora da saúde da população local, reforçando os espaços organizados pelo Sistema Único de Saúde”, diz o Prof. Dr. José Lúcio Machado, diretor médico da Inspirali, que também participa em parte da expedição.

Sobre a Inspirali - Ânima Educação

Criada em 2020, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal.

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.

A Ânima Educação é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 394 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Pará