MENU

BUSCA

Estudantes paraenses de Moda se inspiram no Marajó e recebem prêmio nacional

Equipe ficou em segundo lugar num festival realizado no Ceará. Foram oito "looks", femininos e masculinos

Redação Integrada de O Liberal, com informações da Unama

Estudantes do curso de Moda da Unama foram os únicos paraenses a participarem do Festival Dragão Fashion Brasil. E com uma coleção inspirada no litoral amazônico, com foco no arquipélago do Marajó, foram premiados com o segundo lugar no evento. O desfile foi na última sexta-feira (17), em Fortaleza (CE).


Yorrana Maia, professora do curso de Moda da universidade e orientadora da equipe premiada, explicou que as praias e o cenário bucólico da ilha foram as inspirações para a criação das peças. Tudo foi feito manualmente, por meio de tecelagem com trama e bordado de escama de pescada amarela, aliando as matérias-primas paraenses e tipologias artesanais abordadas de maneira contemporânea. Um diálogo entre o regional e o global.

“A inspiração veio do sobe e desce das marés, dos búfalos e guarás que compõem a paisagem da ilha do Marajó. Ao todo, foram oito looks, sendo dois masculinos e seis femininos, no qual foram feitos sapatos, roupas e assessórios, com brincos e braceletes”, detalhou a professora.

image A coleção apresentada pelos estudantes foi muito bem recebida no festival e conquistou o segundo lugar (Divulgação / Unama)
 
Aluna do terceiro semestre de Moda e uma das integrantes do grupo premiado, Mayra Progene trabalhou na produção do desfile e afirma que a participação no festival foi uma grande experiência. “Pensamos em mostrar um litoral marajoara para além da cerâmica e tons terrosos. O Marajó, que é peculiar aos paraenses, foi a principal ideia da coleção”, ressaltou.
  
Concorrer com Universidades do Brasil inteiro e estar entre os finalistas é uma conquista para a universidade e para o mercado de moda paraense, afirma Yorrana. “Legitima o trabalho que vem sendo desenvolvido tanto no curso de Moda quanto na moda paraense. A nossa colocação mostra o trabalho sério e de qualidade que é construído a partir de um conhecimento teórico de tudo o que é repassado no curso e colocado em prática pelos alunos, pensando em vídeos de apresentação, beleza, acessórios e proporcionando uma experiência completa”, concluiu.

Após os resultados positivos, o curso de Moda promoveu um debate, nesta quinta-feira (23), sobre todo o processo criativo do grupo e o empreendedorismo na Amazônia. O tema foi “Moda, design, comunicação e empreendedorismo”.

Pará