CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Estudante recebe antena de internet via satélite em Alenquer

O adolescente Artur Medeiros, 15 anos, ficou conhecido por ter que subir em uma mangueira para acessar a internet e assim acompanhar as aulas.

Laís Santana
fonte

Foi entre os galhos de um pé de manga que o estudante Artur Mesquita, 15 anos, aluno do 1º ano do ensino médio no município de Alenquer, contou sua história para o país inteiro. O adolescente que precisava subir na árvore para conseguir sinal de internet e assim acompanhar as aulas de forma remota, foi beneficiado na última segunda-feira (21) com a doação e instalação de um kit VSat (internet via satélite), feita pelo Instituto da Confederação da Agricultura e Pecuária do  Brasil (CNA) e pela empresa ViaSat. 

Artur e a família moram em uma região conhecida como Estrada do Sena, distante 17 km do centro do município. No local o sinal de celular e internet é ruim, o que levou o estudante a montar sua própria “sala de aula” na copa da mangueira, onde encontrava conexão com a internet. 

Hoje, a rotina de estudos permanece a mesma, mas Artur não precisa mais subir diariamente na árvore. “Antes era um pouco ruim porque tinha que subir na mangueira, mas agora está bem melhor porque tem uma internet de boa qualidade e eu posso assistir as minhas aulas online”, comemora Artur.  

Além da internet via satélite, o estudante também ganhou uma bolsa integral na Faculdade CNA, caso ele queira continuar os estudos em um dos quatro cursos superiores EaD da instituição (Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais). 

O Brasil possuí 5 milhões de estabelecimentos rurais, desde 72% não possuem conexão com a internet, segundo a CNA. Na região de Alenquer, 89% dos estabelecimentos não possuem conexão. 

“Quando a gente soube do caso do menino Artur, nós nos mobilizamos para levar essa solução de satélite, que é uma alternativa de conexão no meio rural que deve ser considerada sim, por ser uma conectividade mais estável, que possuí custo obviamente, mas não podemos nos dar o luxo de desprezar nenhum tipo de conexão nesses locais”, pontua Joaci Medeiros, coordenador técnico do Instituto CNA. 

Medeiros ressalta que a conexão com a internet no campo ainda está muito atrás do ideal, por isso é fundamental estabelecer parcerias estratégicas para levar o sinal a produtores rurais e suas famílias. 

“Hoje a internet é uma fonte de informação infinita, então na hora que o adolescente recebe uma antena de satélite que melhora o sinal dele, sem precisar subir na árvore e ali á uma conexão estável, se abre um leque de opções. Com certeza a história do Artur vai inspirar milhares de jovens e adultos a seguirem persistindo nos estudos”, acrescenta.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ