MENU

BUSCA

Estado busca modelo de gestão sustentável aliada ao desenvolvimento econômico

Agência Pará

Depois de extensa agenda em Brasília, o governador do Pará, Helder Barbalho, seguiu para o Rio de Janeiro (RJ) nesta quarta-feira (20), onde se reuniu com representantes da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). A entidade, sem fins lucrativos, é uma referência em questões ambientais, principalmente pela rede de relacionamentos que estabelece com a comunidade científica, entidades de fomento internacionais e corporações nacionais. No encontro, o Governo do Pará e a FBDS começaram a discutir o estabelecimento de uma parceria qualificada para a estruturação de projetos de interesse do Estado, principalmente na área ambiental e de desenvolvimento sustentável.

Para o presidente da Fundação, Israel Klabin, o Estado do Pará, com abundância de matérias-primas, posição geográfica estratégica e incontáveis riquezas naturais, tem todas as condições de se tornar um exemplo para o resto do mundo no que tange a uma gestão sustentável. “Sem dúvida, a Fundação fica muito feliz de ajudar o governo do Estado a tornar o Pará uma área brasileira de sustentabilidade, uma bandeira que certamente terá audiência no resto do mundo”, frisou.

Segundo o governador Helder Barbalho, a aproximação com a FBDS é fundamental para a discussão e definição de estratégias destinadas ao enfrentamento dos desafios que cercam a região amazônica, principalmente o de conjugar sustentabilidade e desenvolvimento. “A FBDS vai atuar no apoiamento e construção de um ambiente de agregação na gestão ambiental e, ao mesmo tempo, de fortalecimento das nossas vocações econômicas. A Fundação enxerga o Pará, hoje, como o Estado mais forte da Amazônia e com potencial para construir um exemplo de sucesso no desenvolvimento sustentável”, ressaltou o governador.

Experiência – O secretário de Estado de Meio Ambiente, Mauro Ó de Almeida, ressaltou a importância da expertise da FBDS na área ambiental e as grandes contribuições que a instituição poderá fazer à gestão estadual. “A FBDS está escolhendo investir no Pará muito em função do momento que o Estado está vivendo, de renovação e pujança, além da nova visão estratégica do governo. Temos certeza de que teremos condições, juntos, de fazer bons produtos, sobretudo na área da governança, e produzir políticas que vão repercutir nos nossos municípios”, analisou o secretário.  

A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) foi fundada em 1992 e traz para a temática do desenvolvimento sustentável o olhar de uma entidade que não só acompanhou a evolução do tema, como também participou de forma relevante de momentos decisivos desta trajetória. (Com informações da FBDS).

Pará