MENU

BUSCA

Estado autoriza recursos emergenciais para a saúde de Santarém

O anúncio foi feito pelo secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz, durante reunião realizada nesta quarta-feira (13)

O Liberal

Durante reunião realizada nesta quarta-feira (13), em Santarém, no oeste paraense, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Sipriano Ferraz, informou que o governo do Estado já disponibilizou o recurso para custear os hospitais privados que estão dando suporte de urgência e emergência ao município. Na madrugada da última terça-feira (12), a ala pediátrica do Hospital Municipal foi atingida por um incêndio.

VEJA MAIS

MPF investiga incêndio registrado no Hospital Municipal de Santarém
Área afetada pelo incêndio tinha recebido recursos da União no valor de R$ 1 milhão

Santarém: ​Força-tarefa vai reduzir transtornos no hospital atingido por incêndio
Nesta terça-feira (12), o governador Helder Barbalho informou que reforçou o atendimento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e que o estado auxilia a Prefeitura de Santarém na contratação de leitos particulares

Confira as imagens do incêndio do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), em Santarém
A causa do incêndio ainda está sendo investigada

Apesar de a área atingida pelo sinistro ser restrita, a fumaça se alastrou por todo o prédio, e houve a necessidade de remanejar os cerca de 250 pacientes em tratamento para o Hospital Sagrada Família, Hospital Unimed, Hospital João XXIII, Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Pena.

A reunião desta quarta-feira contou com a presença do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; do secretário adjunto da Sespa, Sipriano Ferraz; juntamente com a comitiva da secretaria estadual.

Também participaram o secretário regional de governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós; representantes da direção do Hospital Municipal de Santarém; do Corpo de Bombeiros; e o deputado federal, Henderson Pinto.

“A pedido governador Helder Barbalho, a Sespa já disponibilizou o recurso para custear os hospitais privados que estão dando suporte de urgência e emergência, tanto na parte de traumatologia, de cirurgia geral e obstetrícia, quanto também criamos uma ala no Hospital Regional para atender a parte de obstetrícia de alto risco com 20 leitos”, afirmou Sipriano Ferraz.

O secretário acrescentou que o governo estadual também dá suporte na interlocução com o Ministério Público, “para que o hospital municipal seja liberado o quanto antes. O nosso intuito é retirar as pessoas que estão no ginásio, minimizando os danos e deixando a rede estruturada”, destacou Ferraz.

No período da manhã, uma audiência pública com promotores do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estado (MPPA) foi realizada com representantes da prefeitura municipal, do governo do Estado, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Procuradoria Geral do Município (PGM).

“Infelizmente foi uma fatalidade e o nosso trabalho é contornar, sem prejuízos aos pacientes que estão sendo bem atendidos”, disse o secretário regional de governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós.

Suporte médico

O Hospital Regional do Baixo Amazonas recebeu 45 novos usuários oriundos do Hospital Municipal. O governador Helder Barbalho determinou que o HRBA fosse uma das unidades de suporte, até que o atendimento no Hospital Municipal seja normalizado.

O Hospital Regional do Baixo ​Amazonas tem 153 leitos, sendo 104 de Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica e mais 49 de Unidades de Terapia Intensiva (20 de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica e 19 de UTI Neonatal). A unidade é referência em Neurocirurgia, Ortopedia, Traumatologia, Terapia Renal Substitutiva e Oncologia, habilitada pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Pará