Entenda qual a importância de ter acesso ao oxigênio em casos de covid-19
“O oxigênio participa da respiração. Na forma gasosa, ele entra nos pulmões", fala médico infectologista

Os cilindros de oxigênio podem ser utilizados para facilitar tratamentos de oxigenioterapia e ajudar na melhoria da saturação de oxigênio, que é a quantidade de sangue que está oxigenado em relação ao total do corpo. Uma pessoa saudável deve ter um nível entre 95% e 100%.
Saiba mais:
- Preço do cilindro de oxigênio chega a custar R$ 4 mil no Pará
“Meu tio e minha tia estão com a covid-19 e já tem quatro dias que andamos com eles para a UPA de Icoaraci, porque a saturação deles baixa muito chegando até 89%. Lá, os médicos os colocam no oxigênio, estabilizam e mandam embora, porque não tem leito. Isso já aconteceu três vezes”, relata a sobrinha, 42 anos, que é professora e prefere não ter seu nome revelado na reportagem.
Ainda segundo ela, no domingo (21), a tia dela foi levada para o Hospital Abelardo Santos, no entanto, retornou para a UPA de Icoaraci. “Não a atenderam no hospital e voltamos para a UPA, onde deram medicação e mandaram embora. Já meu tio ficou na UPA em observação para internação. Mas o outro médico, de plantão, disse que ele estava bom, com saturação em 92%, deu a receita para procurar oxigênio, qualquer coisa fazer em casa e o liberou”, relata a sobrinha.
“O oxigênio participa da respiração. Na forma gasosa, ele entra nos pulmões, por meio das vias aéreas superiores, até ser levado, pelo sangue, até todos os tecidos e, assim, garantir a produção de energia e a manutenção do metabolismo do organismo”, disse o médico Alissom Bruno Monteiro Corrêa, residente do último ano de Infectologia no Hospital Universitário Joao de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará.
Ele enfatiza que, em casos da covid-19, quando é necessário usar oxigênio nos pacientes. “Na covid-19, infecção causada pelo vírus Sars-cov2, os pulmões podem ser atingidos por um processo inflamatório exacerbado, que compromete a oxigenação e os pulmões não conseguem captar o oxigênio presente no ar e fazer cair na corrente sanguínea pra ser transportado para as diversas células do corpo. Nesse momento, é preciso aumentar a oferta de oxigênio como uma forma de compensar essa disfunção pulmonar”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA