MENU

BUSCA

Enem 2022: mais de 140 mil candidatos do Pará devem voltar aos locais de prova neste domingo (20)

Os participantes terão 5h para finalizar as 90 questões, divididas entre Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza

Camila Azevedo e Gabriel Pires

Cerca de 140.071 candidatos do Pará deverão voltar aos locais de prova neste domingo (20) para o segundo e último bloco de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O número é baseado na quantidade total de inscritos e na soma de faltosos do primeiro dia de teste, realizado no último 13 de novembro, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Agora, serão 90 questões, divididas entre Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, em um espaço de tempo de 5h para a resolução. 

A taxa de faltosos do primeiro domingo de Enem corresponde a 29,3%. A média de participantes presentes do Brasil ficou em 73,3%. Para a reta final, o indicado é que o participante tenha uma boa noite de sono e descanso para colocar em prática o que foi visto ao longo do ano. Além disso, planejar bem o horário para evitar imprevistos e começar a prova pelas questões que mais domina também é um fator decisivo para o sucesso do desempenho. Vale a pena lembrar que para este segundo dia, o tempo de resolução do exame foi diminuído em trinta minutos. 

VEJA MAIS

Leitura atenta

O segundo dia de prova — por ser repleto de alternativas que envolvem cálculos e maior capacidade de raciocínio — costuma ser o mais decisivo entre os vestibulandos, conforme avalia o professor Marcelo. Por isso, manter cautela é o grande aliado para um bom desempenho no exame.

“O segundo dia incorre em um sentimento de que ali está se fechando um ciclo e que o famigerado fantasma da redação já passou. O tempo aqui pode ser otimizado com uma leitura atenta dos itens. Entendo que assim como os textos bases, os enunciados também carecem de interpretação”, frisou. 

A um passo da universidade

Há 3 anos, o estudante da turma de pré-vestibular Luiz Duarte, de 21 anos, persiste com o sonho de ingressar no curso de Medicina em uma universidade pública. Para a fase final do exame, o vestibulando conta que manter o equilíbrio está entre as atitudes para equilibrar a tensão.

“Acredito que o esforço supera o talento natural. Então, busquei durante o ano consolidar as matérias necessárias para dar o meu melhor na prova. Muito mais do que intensa, hoje eu avalio que valorizei muito mais a constância do que a excelência. Óbvio que estar em um ambiente favorável e incentivador do meu sonho ajudou, e muito, nesse longo processo”, disse Luiz.

image Meta de estudante é entrar no curso de Medicina (Sidney Oliveira / O Liberal)

A expectativa do jovem é que neste domingo os esforços do processo árduo de estudo sejam finalmente recompensados com um bom resultado. "Espero conseguir dar o meu máximo e colher os frutos positivos. No segundo dia eu busco me manter o mais calmo possível, já que exige muito mais cálculos e estratégias de resolução.Resumidamente, tento manter o controle para fazer aquilo que treinei o ano todo nos simulados feitos no ano”, relatou.

O que levar no dia da prova?

É obrigatório…
→ Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
→ Documento de identificação válido, físico ou digital;
→ Máscara de proteção contra a convid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção em local fechado esteja liberado por decreto.

É aconselhável…
→ Cartão de Confirmação de Inscrição
→ Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar a presença no exame).

2º domingo
Abertura dos portões:
12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término: 18h30
Áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias

(Com colaboração de Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, Victor Furtado)

 

Pará