MENU

BUSCA

Encerram hoje (26) as inscrições para cursinho pré-vestibular do campus da UFPA de Capanema

Este ano foram disponibilizadas 50 vagas para alunos da região do município, sendo 70% das vagas destinadas a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Liberal

O Projeto de Extensão do Campus da UFPA de Capanema encerra, neste domingo (26), as inscrições para nova turma do Cursinho Popular Prof. Dr. Horácio Schneider (CPHS). A inscrição é gratuita e deve ser feita através do preenchimento de um formulário disponível no site campuscapanema.ufpa.br. 

Após a inscrição, o processo de seleção contará com três etapas: seleção de  perfis dos alunos, preenchimento do questionário socioeconômico e entrevista facultativa, que poderá ser online ou presencial, de acordo com a decisão da coordenação do projeto. 

"Existe uma carência de ofertas de oportunidades de preparação ao ingresso no ensino superior sem investimento financeiro por parte do aluno interessado, então o movimento de inclusão destes alunos nos possibilita cumprir uma importante função social inerente à Instituição Pública. Há também o aspecto de que o Cursinho Popular permite aos alunos da UFPA, uma experiência monitorada de estágio e de desenvolvimento de competências didáticas. Mobiliza, ainda, a colaboração voluntária de egressos na composição do quadro docente e isso resulta em um ciclo virtuoso e retro alimentado que nos estimula a prosseguir ano a ano com o Projeto”, pontua Silvia Benchimol, coordenadora pedagógica do projeto.

Este ano foram disponibilizadas 50 vagas para alunos da região de Capanema, sendo 70% das vagas destinadas a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O cursinho oferta aulas de Matemática, Português, Literatura, Redação, Inglês, Espanhol, Geografia, Química, Biologia, Sociologia, Filosofia, História e Física.

Dada a condição restritiva de acesso aos recursos de tecnologia que caracteriza o perfil da maioria dos candidatos, as aulas ocorrerão no formato presencial, no Campus Capanema, seguindo as medidas de biossegurança impostas para o acesso ao Campus.

 

Pará