Em fim de semana com feriado prolongado, Pará chega a ocupar a 20ª posição em ranking de isolamento social
Números da sábado e domingo foram divulgados hoje pela Segup
Neste final de semana prolongado por conta do feriado a Independência do Brasil, o Pará apresentou números medianos em relação aos outros estados do Brasil em porcentagem de isolamento social da população. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que no sábado (05) e domingo (07), o Estado esteve na 14° (26,80%) e 20° (43,36%) do ranking nacional de isolamento, respectivamente.
Procurada pela reportagem de O Liberal, a Segup informou que, a partir de agora, continua monitorando os números de isolamento social no Pará, como vem ocorrendo há quase cinco meses por conta da pandemia do novo coronavírus, mas não vai divulgar o levantamento com a consolidação dos dados diariamente, cedendo os números somente quando solicitado pelos veículos de imprensa.
A capital Belém ficou em 13ª (37,76%) colocação no sábado e 14ª (44,67%) no domingo. Também em nota, a Segup informou que no sábado e no domingo o município com a melhor taxa de isolamento foi Chaves com o percentual de 63,9% e 68,6%, consecutivamente. A cidade com o menor índice no sábado foi Primavera (23,3%) e no domingo o município de Palestina do Pará (30,8%).
Em março, a Segup anunciou que estabeleceu parceria com uma empresa e desenvolveu a tecnologia que permite ao órgão monitorar o percentual de pessoas que se deslocam entre os municípios paraenses e pelos bairros da Região Metropolitana de Belém. O objetivo é conscientizar a população a adotar medidas que assegurem a sua saúde, mantendo as regras de isolamento social orientadas pelo Ministério da Saúde no combate ao coronavírus.
O monitoramento é feito por meio de um aplicativo que acompanha o deslocamento de pessoas a partir dos sinais de aparelhos celulares, permitindo detectar aglomerações a partir da localização de um número expressivo de dispositivos móveis em um mesmo ponto por longos períodos, enviando ao servidor a informação do local e o número identificador dos aparelhos, sem, contudo, identificar diretamente o usuário.
Os números de isolamento era publicados quase que diariamente pelo Governo em seu sites e nas redes sociais da Segup, mas a dinâmica mudou agora no começo de setembro. A Segup não informou porque deixou de publicar os dados, mas destacou que continuará enviando aos veículos de imprensa quando solicitado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA