CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Eleita a 'chef do povo 2022', cozinheira conquistou fama e paladares através dos temperos regionais

A trabalhadora sonha em ser Cozinheira Social e contribuir com a redução das desigualdades, incluindo o fator nutricional de famílias de baixa renda

Larissa Costa

Terra ricamente abençoada por produzir variedade de frutos, temperos e hortaliças, o Pará também gera potenciais empreendedores que sabem valorizar as riquezas regionais. Mariana Favacho, da comunidade de Itupanema em Barcarena foi eleita recentemente a Chef do Povo 2022, através de um reality empresarial. A trabalhadora informal começou a reerguer seu próprio negócio, após ter enfrentado a falência de um restaurante há oito anos.

image Pratos criados a partir de temperos e hortaliças regionais (Divulgação/ Arquivo Pessoal)

A paixão pela culinária é de família. Neta de cozinheiros, a estudante de Gastronomia, de 45 anos, se casou com um Chef de Cozinha o que ampliou o seu interesse pelo segmento. Com muita criatividade e vontade de trabalhar, Mariana retomou o trabalho com alimentação, criando o Buffet Grão de Mostarda; em 2020 precisou se adequar diante da crise sanitária e chegou a trabalhar com a venda de churrasquinho, frango assado e marmitas.

Na época, a trabalhadora também criou a sopa e a canja goumert para distribuir nas comunidades, prática que mantém até hoje. “Já passei por necessidade quando era pequena e às vezes minha vó só tinha dinheiro para comprar sopa feita, então coloquei no meu coração que sempre iria compartilhar um pouquinho do que tenho.”, conta satisfeita.

image A chef sonha em ser Cozinheira Social e contribuir para a redução da fome entre os mais carentes (Divulgação/ Arquivo Pessoal)

Mariana conta com muita empolgação sobre a sua trajetória, lembrando que fez o seu primeiro feijão quando tinha apenas 10 anos de idade. A trabalhadora sonha em ser Cozinheira Social e contribuir com a redução das desigualdades, incluindo o fator nutricional de famílias de baixa renda.  “Sou apaixonada pelos insumos que a nossa terra nos proporciona e por isso quero continuar incentivando os moradores a usarem os insumos dos seus próprios quintais, porque há muito desperdício. Muita gente que tem mangueira em casa e não sabe fazer uma compota, uma geleia, um peixe ao molho de manga”, explica.

Entre os pratos de própria autoria a cozinheira e estudante de Gastronomia cita a sopa e a canja gourmet, a salada de jambo, lembrando da abundância do fruto em Itupanema; o frango crocante na macaxeira, inspirada no projeto Tiptix; o vinagrete de manga verde com castanha do Pará e cebola roxa lembrando a castanheira que tem no bairro Burajuba. “Quero valorizar tudo o que tem no município que não é usado”, enfatiza. Mariana conta ainda sobre os novos projetos levando mini tacacá nos eventos da madrugada e o granzing food.

image Além de trabalhar como cozinheira social, Mariana planeja escrever um livro sobre culinária regional (Divulgação/ Arquivo Pessoal)

Além da premiação como Chef Povo 2022, Mariana também teve destaque no Concurso Mulheres em Movimento, no segmento Cultura Alimentar, em 2021 e Buffet Destaque, em 2018. Para o futuro, além de trabalhar como Cozinheira Social, a trabalhadora planeja escrever um livro sobre a culinária regional, contando a sua trajetória profissional, concluir a faculdade e ensinar sobre a valorização da comida saudável. “Quero melhorar cada vez mais e me desenvolver dentro da cultura alimentar”, planeja.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ