'Diziam que tinham matado eles fuzilados', diz familiar de tripulante do barco Bom Jesus
Esposa de um dos sobrevientes, Kátia Cilene Pereira relembrou notícias falsas que aumentavam a angústia da família
Esposa de um dos sobrevientes, Kátia Cilene Pereira relembrou notícias falsas que aumentavam a angústia da família
As informações desencontradas sobre o paradeiro dos tripulantes do barco Bom Jesus angustiaram familiares e amigos durante os 17 dias em que as seis vítimas estavam incomunicáveis. O esperado encontro entre sobreviventes e a família ocorreu no início da noite desta quinta-feira (14), quando eles desembarcaram no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, oeste do estado. O traslado foi feito por uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).
O grupo estava desaparecido desde o dia 27 de março, quando a embarcação em que eles estavam enfrentou um temporal, pegou fogo e naufragou no Arquipélago do Marajó. Desde então, todos tiveram que lutar pela sobrevivência enquanto estavam ilhados em uma região na divisa do Pará com o Amapá, conhecida como Ilha das Flechas.
VEJA MAIS
A aflição de Kátia era alimentada por conta das inúmeras notícias falsas que circularam sobre o caso, como boatos de fuzilamento ou de tortura.
"Eu morri e vivi todas as vezes que mandavam pelo WhatsApp uma imagem que mostrava um 'pedaço do corpo'. Diziam que tinham matado eles fuzilados, que estavam amarrados, isso acabava com a família, isso destruía a gente. Até que certo momento pra cá a gente decidiu não mais acreditar nessas notícias, só mesmo na polícia ou na Marinha”, disse.
Segundo a Polícia Civil, os seis devem prestar depoimento para esclarecer o que de fato aconteceu com a embarcação naquela noite.
A embarcação Bom Jesus desapareceu após sair do município de Santarém no último dia 24 de março e seguiu com destino ao município de Chaves, localizado na região do Marajó, para entrega de uma carga. O caso foi registrado na última segunda-feira (11), na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil do município de Santarém.